Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça

Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça
| Desporto
Porto Canal / Agências

O Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa, sagrou-se hoje campeão suíço de futebol, naquele que é o segundo título do técnico luso em duas épocas, depois ter conseguido o mesmo feito em Israel ao serviço do Maccabi Telavive.

A jogar em casa, o Basileia cumpriu os 'serviços mínimos' e manteve até ao final um 'nulo' (0-0) com o Young Boys, que serviu perfeitamente a ambição do clube em chegar ao sexto campeonato consecutivo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

Ao técnico bastava que o seu Basileia empatasse hoje, quando ainda faltam disputar mais três jornadas, visto que defrontava o rival e segundo classificado Young Boys, que assim fica a 11 pontos, quando apenas estão nove pontos em discussão.

O Basileia torna-se ainda o segundo clube com mais títulos de campeão na Suíça, com 18, ainda longe de Grasshopper, com 27, e que levantou o troféu pela última vez em 2003. Em terceiro surge o Servette, com 17.

Paulo Sousa enquanto técnico passou pelos escalões de formação da seleção, por Inglaterra (Swansea, Leicester e Queens Park Rangers), Hungria (Videoton), Israel (Maccabi Telavive) e agora Suíça (Basileia).

Este é o quarto troféu importante da sua carreira como treinador, iniciada em 2005, depois do campeonato israelita e da supertaça e Taça da Liga da Hungria.

Paulo Sousa, antigo futebolista de Benfica e Sporting, de 44 anos, brilhou enquanto jogador ao serviço da Juventus e Borussia Dortmund, e como treinador conseguiu a conquista duas ligas diferentes em dois anos consecutivos.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.