TAP: Cancelados 88 voos e realizados 186 até às 18:30 - empresa

TAP: Cancelados 88 voos e realizados 186 até às 18:30 - empresa
| País
Porto Canal

A TAP cancelou 88 voos e operou 186 até às 18:30 de hoje, último dia da greve de dez dias dos pilotos da companhia, disse à agência Lusa o porta-voz da transportadora aérea portuguesa André Serpa.

"Este nível de operação permite atingir os cerca de 70% que tem sido um pouco o padrão de operação que a TAP tem conseguido assegurar", sublinhou o responsável.

O quadro da TAP lembrou que a greve ainda está em curso e termina às 23:59 de hoje, pelo que a companhia está "focada e concentrada" em cuidar dos passageiros afetados, e um balanço final global e detalhado sobre a greve será feito somente nos próximos dias.

A greve na TAP decorre desde 01 de maio, prolonga-se até hoje, e foi marcada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Os pilotos convocaram a greve por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20 por cento no capital da empresa no âmbito da privatização.

Já hoje o SPAC disse que "em média", ao longo dos dez dias de greve dos pilotos da TAP e da Portugália, foram cancelados 50% dos voos "originalmente planeados".

"Em termos de balanço, o SPAC apurou que, em média, ao longo destes dez dias de greve, foram cancelados cerca de 50% de todos os voos originalmente planeados e aderiram à greve 85% dos pilotos associados do SPAC", vinca o sindicato.

A TAP, por seu turno, prometeu hoje retomar a partir de segunda-feira os voos conforme o programa de ligações do dia, assegurando a normalização de "algumas situações resultantes da greve".

Em comunicado, a transportadora aérea portuguesa alega que, durante os dez dias de greve dos pilotos do grupo TAP providenciou em média 70% dos voos diários.

No comunicado, a TAP enaltece "o esforço da maioria dos trabalhadores", que "contribuiu para evitar maiores prejuízos" à companhia, que, avisou, "tem agora maiores dificuldades para enfrentar um mercado cada vez mais agressivo".

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

Trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social em greve por valorização da carreira

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estão esta quarta-feira em greve, reclamando a integração de todos os funcionários no sistema de recompensa do desempenho daquele organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".