TAP conta com 70% de voos efectuados nos últimos dias de greve
Porto Canal (JYL)
A TAP mantém, para esta sexta-feira, a tendência de operação dos últimos dias. No oitavo dia de greve dos pilotos, foram cumpridos cerca de 70 por cento dos voos, refere à agência Lusa fonte da transportadora aérea.
“A esta hora da manhã, o que podemos dizer é que perspectivamos que tendência de realização de voos se mantenha equivalente ao dos dias anteriores”, disse Carina Correia, do gabinete de imprensa da TAP à agência Lusa.
No âmbito da greve, Carina Correia considerou o dia de quinta-feira "excepcionalmente bom", já que ocorreram 195 voos, e 66 foram cancelados.
“Hoje, além de ser um dia com características diferente, uma vez que é véspera de fim de semana, há um maior volume de passageiros, no entanto, também podemos verificar que o aeroporto está bastante tranquilo, tem sido feito um esforço muito grande de aviso aos passageiros recolocação em outros voos”, frisou.
A greve foi requerida (para o período entre 1 a 10 de Maio) por pilotos que consideraram que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em Dezembro de 2014, nem mesmo o que foi estabelecido em 1999, que lhes dava de participar até 20 por cento no capital da empresa de acordo com a privatização.
Segundo Pires de Lima, ministro da Economia, os primeiros cinco dias de greve provocaram à TAP um "prejuízo de 17 milhões de euros". Ao manter-se a situação o prejuízo da greve deve chegar aos 35 milhões de euros, referiu Pires de Lima.