Lubitz terá tentado despenhar outro avião horas antes do da Germanwings

Lubitz terá tentado despenhar outro avião horas antes do da Germanwings
| Mundo
Porto Canal (JYL)

Andreas Lubitz, o co-piloto da Germanwings responsável pela morte de 150 pessoas que seguiam a bordo do A320, fazendo ligação entre Barcelona e Düsseldorf, treinou a descida de altitude no voo anterior ao acidente.

Durante o voo com destino a Barcelona, Andreas Lubitz, de 27 anos, efectuou "uma descida controlada de um minuto que não tem qualquer justificação aeronáutica", revelou uma fonte das autoridades francesas ao jornal alemão "Bild". A informação chegou na noite de terça-feira pela edição online do jornal e consta do relatório provisório ao acidente feito da Agência de Investigação e Análise Francesa (BEA), publicado esta manhã.

Os investigadores contam que as alterações nas definições do piloto automático, as mesmas que Lubitz configurou no avião que cerca de duas horas depois despenhou nos Alpes, não foram realizadas porque o aparelho já estava a descer.

"Não posso especular o que ia na sua cabeça, tudo o que posso dizer é que ele alterou as configurações para a altitude mínima de 100 pés (cerca de 30 metros), e fê-lo várias vezes", explicou o director da BEA, Remi Jouty.

Após o desastre foi descoberto que Lubitz tinha um historial de depressão. Na sua casa foram encontradas várias notas de baixas médicas rasgadas, incluindo uma para o dia do desastre.

A Lufthansa, empresa proprietária da low-cost Germanwings, recusou-se a comentar o relatório descrito pelo jornal "Bild".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.