PSD, CDS e PS recuam e travam proposta de cobertura das campanhas eleitorais

PSD, CDS e PS recuam e travam proposta de cobertura das campanhas eleitorais
| Política
Porto Canal (SYE)

A proposta de cobertura jornalística das campanhas eleitorais parece ter morte anunciada. Os sociais-democratas sugerem que a ideia de apresentar planos prévios de cobertura mediática é do PS. Nas três bancadas, muitos deputados estavam indignados com o projecto que se encontra em cima da mesa. As bancadas do PCP e do BE prometiam votar contra.

O PS foi o primeiro a dar conhecimento do seu recuo. Enquanto que na quinta-feira o PS, PSD e CDS davam o texto como quase fechado, a deputada Inês de Medeiros afirma que “a proposta ainda não entrou. Há uma reflexão em curso. A ideia é haver uma proposta para resolução de um problema que foi identificado. Nunca esteve em cima da mesa um visto prévio. O modelo que foi debatido já existe noutros países e tem que ver com uma espécie de estatuto editorial de cada órgão de comunicação social que só pode ser avaliado por ele”.

A deputada garantiu que a proposta só dará entrada na Assembleia da República se houver um consenso entre todas as bancadas. O consenso que aparentemente havia com o CDS e o PSD começou a desmoronar-se nesta sexta-feira.

Em causa está uma proposta que prevê que os órgãos de comunicação social entreguem antecipadamente um plano de cobertura das campanhas a uma comissão mista constituída por elementos da Comissão Nacional de Eleições e da Entidade Reguladora da Comunicação Social. O incumprimento desse plano está sujeito até 50 mil euros de coima.

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.