Santa Maria Feira quer "inspirar e fazer acontecer" no seu primeiro TEDx

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 13 ago (Lusa) - Santa Maria da Feira acolhe a 21 de setembro a primeira edição local das conferências TEDx, em que, durante 12 horas, 16 oradores vão partilhar as suas experiências sobre "Criatividade Humanidade", procurando inspirar negócios e cidades do futuro.

O programa definitivo do evento ainda não está fechado, mas entre os oradores convidados para o auditório da Biblioteca Municipal inclui-se Leonel Moura, o pioneiro de Arte Robótica que em 2009 foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação, e também Ricardo Vieira, que, docente de piano em dois conservatórios franceses, é solista internacional de música de câmara e integra o duo MusicOrba, com o japonês Tomohiro Hatta.

O TEDx Feira contará ainda com a intervenção de Catarina Selada, responsável pela iniciativa "Índice de Cidades Inteligentes 2020" e pela Rede RENER - Living Lab para a Inovação Urbana.

Outro orador em destaque será Carlos Martins, que foi um dos impulsionadores da recriação histórica Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, assumiu a direção executiva da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e agora preside à ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

"Acreditamos que estas pessoas podem inspirar outras no sentido de fazer acontecer e, por essa razão, acreditamos que esta conferência será uma experiência única", disse à Lusa Bruno Costa, um dos organizadores do evento.

"Queremos inspirar as pessoas a darem novos passos e sensibilizá-las para a importância do desenvolvimento de cidades criativas e inovadoras", acrescentou o responsável.

"Cada habitante ou visitante pode deixar a sua marca na cidade e ajudar a transformá-las em espaços ativos e dinâmicos", adiantou.

Daniel Vilar, outro dos organizadores do evento, defendeu que materializar as cidades das próximas gerações implica "pensar em lugares criativos, em novas formas de desenvolvimento económico e em pessoas que conseguem dar cartas, lutar pelos seus sonhos, agarrar os objetivos, perspetivar oportunidades e atingir resultados".

Propondo-se funcionar como uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e experiências de pessoas "que sonharam alto e hoje são uma referência nas áreas em que atuam", o TEDx Feira será estruturado em quatro sessões, cada uma das quais com quatro intervenções.

Ao longo do dia 21 de setembro irão ainda decorrer trabalhos de "networking" que favoreçam a partilha de conhecimento e a potenciação de novas oportunidades de negócio.

A sigla TED resulta das palavras Technology, Entertainment, Design e representa uma associação sem fins lucrativos que nasceu nos Estados Unidos em 1984, a partir de um evento em que líderes mundiais como Bill Clinton, Bill Gates, Paul Simon e Al Gore expuseram as suas motivações com grande impacto no público.

O evento transformou-se numa referência internacional que gerou a solicitação de experiências TED noutras localizações, do que nasceu o conceito "TEDx" - um modelo de organização independente que, regendo-se pelas normas gerais aprovadas pelo TED, se replica em todo o mundo através de eventos adaptados às realidades locais.

Atualmente, o TEDx já chegou a mais de 1.100 cidades de 130 países, através de 4.000 eventos e 15.000 intervenções orais. Mais informações sobre o programa da Feira e o custo de participação no evento podem consultar-se em www.tedxfeira.com.

AYC // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.