Lufthansa não confirma que um dos pilotos não estava ao comando do aparelho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 26 mar (Lusa) -- O grupo alemão Lufthansa, ao qual pertence a companhia Germanwings, referiu hoje que não poder confirmar que um dos pilotos do Airbus A-320 que se despenhou nos Alpes franceses não estava na cabine de comando no momento do acidente.

Em declarações à agência noticiosa DPA, um porta-voz da Lufthansa disse "não ter atualmente nenhuma informação que possa confirmar a notícia do diário New York Times", numa referência à notícia divulgada na madrugada de que aos comandos do aparelho estava apenas um dos pilotos.

No entanto, a companhia alemã comprometeu-se a divulgar toda a informação da tragédia, onde morreram 150 pessoas, e apelou a que não seja dado crédito a "especulações" sobre as causas do acidente do voo 9525 entre Barcelona e Düsseldorf.

O News York Times revelou hoje que fontes militares que ouviram a gravação áudio da caixa negra de registo de voz na cabine de comando disseram que um dos pilotos não estava no seu lugar, que tinha saído e não conseguiu regressar.

O jornal salienta que, quando pretendeu regressar à cabine, bateu à porta e "nunca obteve resposta".

"Pode ouvir-se que está a tentar destruir a porta" disse o investigador ao diário norte-americano sobre os momentos anteriores ao acidente.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.