Primeiro-ministro transmite condolências a Rajoy e Merkel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) - O primeiro-ministro português transmitiu as suas condolências ao chefe de Governo espanhol Mariano Rajoy e à chanceler alemã Angela Merkel pela queda do avião que vitimou 150 pessoas na passada terça-feira, informou hoje o seu gabinete.

Pedro Passos Coelho enviou duas cartas, datadas de terça-feira, aos seus homólogos de Espanha e Alemanha, nas quais transmite tristeza e solidariedade pela queda do avião da Goldenwings nos Alpes franceses.

"Nestes trágicos momentos de luto, gostaria de lhe transmitir, ao povo alemão e às famílias das vítimas, as minhas mais sinceras condolências", lê-se na carta endereçada pelo primeiro-ministro a Angela Merkel.

Ao chefe de Governo espanhol, que o primeiro-ministro tratou por "meu caro Mariano", Pedro Passos Coelho deixou "um forte abraço solidário".

"Neste momento de dor e tristeza, quero transmitir, em meu nome e do Governo de Portugal, a minha mais profunda solidariedade pelas vítimas mortais da queda" do avião da companhia alemã, refere a missiva.

Passos Coelho transmite ainda "sentidas condolências às famílias enlutadas".

Um Airbus A320 da companhia aérea alemã Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona e Düsseldorf, despenhou-se na terça-feira nos Alpes franceses causando 150 mortos, na sua maioria alemães.

As causas do acidente continuam por determinar.

FZM/SMA (AO) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.