Fenprof acusa Governo de quer desmantelar escola pública com novo estatuto do particular

Fenprof acusa Governo de quer desmantelar escola pública com novo estatuto do particular
| Política
Porto Canal

A Fenprof acusou hoje o Ministério da Educação de querer “desmantelar a escolar pública e privatizar o ensino”, ao propor um novo regime jurídico para o ensino particular sem restrições à celebração de contratos de associação com o Estado.

Em comunicado, a Federação Nacional de Professores (Fenprof) “rejeita liminarmente” o texto da proposta de diploma do Governo para alterar o regime jurídico do ensino particular e cooperativo que, considera a federação, “introduz alterações significativas ao nível dos princípios do apoio do Estado às famílias para acesso às escolas particulares e cooperativas, bem como em relação aos requisitos atualmente em vigor para o estabelecimento de contratos de associação”.

O principal ponto de discórdia para a Fenprof prende-se com a definição das competências do Estado na proposta enviada aos sindicatos para que emitissem um parecer.

Numa das alíneas referentes a essas competências o Ministério da Educação e Ciência (MEC) definiu que passa a ser competência do Estado “apoiar, no âmbito da livre escolha, o acesso das famílias às escolas particulares e cooperativas, através da celebração de contratos e da concessão de apoios financeiros”.

A Fenprof pretende que a expressão “no âmbito da livre escolha” seja substituída por “em áreas carecidas de escolas públicas”, como consta da legislação ainda em vigor, e que determina que o Estado apenas possa celebrar contratos de associação com escolas particulares onde a oferta pública seja insuficiente para assegurar o acesso universal e gratuito à educação, como definido na Constituição portuguesa.

“O que aqui está claramente referido é que o Estado passará a pagar às famílias, com o dinheiro dos impostos dos contribuintes, a tão propalada liberdade de escolha de escola, independentemente de esta ser pública ou privada, situação que a Fenprof rejeita liminarmente”, afirmou a federação sindical em comunicado.

No texto do parecer à proposta do Governo, a Fenprof acrescenta que a modernização da rede pública “já não justifica o financiamento ao ensino privado” e “muito menos numa altura em que se exige a racionalização da gestão dos recursos financeiros públicos”.

As escolas privadas com contrato de associação com o Estado vão receber, a partir do próximo ano, menos 4.264,4 euros por turma, o que representa um corte de 5% sobre os 85.288 euros anuais ainda em vigor, ou seja, menos 7,8 milhões de euros entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2014.

De acordo com o MEC, “a rede e o número de turmas com contrato de associação existentes em 2012-2013 mantêm-se no ano letivo de 2013-2014”.

A Fenprof, que recentemente já tinha acusado o ministério de beneficiar ilegalmente o ensino privado em detrimento do público, refere em comunicado que a manutenção do número de turmas com contrato de associação para o próximo ano tem de ser vista em paralelo com a redução do número de turmas e cursos nas escolas públicas no próximo ano, situação que resultou na “criação de milhares de ‘horários zero’”.

“Ficam assim evidentes as prioridades deste governo: o favorecimento do ensino privado, com a consequente fragilização e enfraquecimento da escola pública; a submissão a interesses privados de empresários da educação”, criticou a Fenprof, considerando que esta é uma situação “vergonhosa e claramente lesiva do interesse público” e “essencialmente uma questão ideológica de fundo, que urge combater”.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.