Feira quer que hospital dê prioridade à contratação de mais profissionais de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, Aveiro, 29 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Feira defendeu hoje que, apesar da cessação de funções dos administradores do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), a prioridade deve ser dada à "contratação de mais profissionais de saúde".

As declarações do autarca à Lusa surgem no contexto da falta de camas para internamento no Hospital da Feira, o sucessivo adiamento de cirurgias nessa unidade e o anúncio na quarta-feira da cessação de funções dos atuais administradores do CHEDV - que tutela tanto o Hospital S. Sebastião, na Feira, como os de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.

"A saída da administração tratar-se-á de um processo normal de cessação de funções", admite Emídio Sousa. "No entanto, seja qual for a próxima administração, o importante é que sejam recrutados os profissionais de saúde de que os serviços do hospital precisam para um funcionamento adequado", realça o autarca.

O presidente da Câmara recorda, aliás, que já em maio de 2014 alertara o secretário de Estado da Saúde para "o grande problema do CHEDV": a sua falta de profissionais clínicos, "já na altura devidamente quantificados".

Os problemas verificados na unidade da Feira ao longo das últimas semanas resultarão assim "dessa escassez de recursos humanos e também de um anormal surto de gripe que está a congestionar os serviços do hospital".

Para Emídio Sousa, que essa situação deixa demonstrado "que se deve acelerar o processo de admissão de profissionais de saúde, tal como prometido pelo secretário de Estado, e atender aos casos mais urgentes e prioritários, para que ninguém fique sem a necessária assistência médica".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.