PT SGPS dispara 11,2% e PSI20 encerra a subir perto de 0,52%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) -- O principal índice da bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou hoje a valorizar 0,52% para 5.300,59 pontos, em linha com as principais praças europeias, e com a Portugal Telecom SGPS a liderar os ganhos, tendo avançado 11,2%.

Entre as 18 cotadas que atualmente integram o PSI20, onze valorizaram e sete fecharam em queda.

Os títulos da Portugal Telecom SGPS foram os que registaram a maior subida: valorizaram-se 11,24% para 0,88 euros, um dia depois de os acionistas da PT SGPS terem aprovado em assembleia-geral a venda da PT Portugal à Altice por 7,4 mil milhões de euros. Esta era a decisão que faltava para a companhia francesa efetivar o negócio com os brasileiros da Oi, detentores de 100% da PT Portugal.

Já hoje, segundo a Bloomberg, a empresa francesa Altice, do milionário Patrick Drahi, está no mercado a emitir dívida e a pedir empréstimos no valor de 6 mil milhões de dólares para financiar a compra da PT Portugal.

Na Europa, o dia foi positivo em todas as praças depois de, na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai comprar mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada até setembro de 2016.

SMS (ALU) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.