CDU de Gaia aposta na eleição de pelo menos um vereador

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 jul (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara Municipal de Gaia comprometeu-se hoje a "lutar pela reabertura da repartição de Finanças dos Carvalhos" e, por outro lado, mostrou-se confiante na eleição de pelo menos um vereador.

Jorge Sarabando fez hoje uma declaração sobre "a democracia de proximidade", entendida como a "acessibilidade das populações aos serviços públicos essenciais" a partir de uma "relação mais direta possível com os órgãos autárquicos eleitos".

O candidato notou que o encerramento de serviços públicos tem uma amplitude nacional, mas "em Gaia este problema ganha maior dimensão com as insuficiências dos transportes coletivos e o seu encarecimento".

A candidatura da CDU ao município de Gaia compromete-se a "lutar em todas as instâncias pela reabertura da repartição de Finanças dos Carvalhos, bem como de outros serviços públicos encerrados durante o presente mandato, como estações de correios e mesmo farmácias que têm vindo a fechar".

Simbolicamente, Jorge Sarabando fez a sua declaração diante da antiga repartição, não muito longe da área onde decorria mais uma feira semanal e, sensivelmente, à mesma hora a que o PS por ali andou também em campanha eleitoral.

A seu lado, encontrava-se Paula Baptista, que encabeça a lista da CDU para a Assembleia Municipal de Gaia e que se prepara para, em setembro, substituir Honório Novo na Assembleia da República

O segundo compromisso que Sarabando enunciou é "lutar pela manutenção da rede de cuidados primários de saúde, pela construção dos centros de saúde previstos, em Vila d' Este, na Madalena e mesmo no centro histórico, onde existem terrenos cedidos pela Câmara para o efeito".

O candidato diz que também lutará pela "reabilitação da rede escolar, resolvendo as carências mais urgentes e acabando com as listas de espera".

"Somos contra a construção de superescolas e somos pela manutenção das escolas de proximidade e há de facto intervenções urgentes que é preciso fazer, nomeadamente na erradicação dos telhados de fibrocimento e de escolas que ainda têm contentores", como nos Carvalhos, explicitou.

A CDU reafirmou que irá "lutar pela revogação da lei de extinção as freguesias", que em Gaia foram reduzidas de 24 para 15 porque "o PS fez um acordo coma direita".

O candidato e atual deputado municipal disse ainda querer "garantir que não serão extintos quaisquer serviços atualmente existentes nas 24 freguesias de Gaia e defender todos os postos de trabalho nas freguesias e na Câmara, que estão ameaçados neste momento".

Questionado sobre as perspetivas eleitorais da CDU naquele concelho, o candidato respondeu: "Já sou eleito há oito anos para a Assembleia Municipal e nunca senti como hoje um crescendo de simpatia e acreditamos que desta vez a CDU vai alcançar um resultado histórico".

Eleger um vereador "é o primeiro objetivo".

"Mas nós queremos ir mais longe e estamos crentes que vamos conseguir", acrescentou ainda Jorge Sarabando.

Além de Jorge Sarabando, também estão na corrida à Câmara de Gaia o social-democrata Carlos Abreu Amorim, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, Eduardo Pereira, pelo Bloco de Esquerda, e os independentes José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado.

AYM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".