Cascais, Oeiras e Sintra os municípios mais afectados

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- Os municípios de Cascais, Oeiras e Sintra foram os mais afetados por inundações devido à chuva que caiu nas últimas horas no distrito de Lisboa, onde foram registadas cerca de 100 ocorrências, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa disse à agência Lusa que os concelhos mais afetados por inundações, e onde se verificaram grande parte das cerca de 100 ocorrências registadas devido à chuva intensa que caiu durante a tarde, foram os de Cascais, de Oeiras e de Sintra.

A mesma fonte destacou que, às 17:00, a situação tendia a normalizar, devido ao abrandamento da precipitação, e que os incidentes registados estiveram sobretudo relacionados com inundações na via pública.

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas e vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira e para o vento entre as 18:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de sexta-feira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de vento forte de oeste-noroeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros entre as 18:00 de quinta-feira e as 19:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

RCS (DD) // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.