Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e vento

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e vento
| País
Porto Canal

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas e vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros hora.

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira e para o vento entre as 18:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido à previsão de agitação marítima prevendo-se ondas com 4 a 5 metros entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de sexta-feira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de vento forte de oeste-noroeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros entre as 18:00 de quinta-feira e as 19:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu pouco nublado tornando-se muito nublado, aguaceiros a partir do início da tarde, vento fraco, tornando-se moderado a forte de sueste nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida de temperatura.

Nas regiões do centro e sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva a partir da manhã no litoral, estendendo-se às regiões do interior, passando a aguaceiros por vezes fortes que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, a partir da tarde.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul, sendo temporariamente forte com rajadas até 60 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas a partir do fim da manhã e neblina ou nevoeiro matinal.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, chuva passando a aguaceiros, em geral fracos e vento fraco a moderado de oeste, rodando para noroeste e tornando-se forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora a partir da manhã, sendo muito forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos para a noite e vento noroeste moderado (20/30 km/h), rodando para oeste e tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 75 quilómetros/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Braga, beja, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16, Faro 18, Guarda 7, Bragança 10, Viseu e Castelo Branco 11, Coimbra e Leiria 14, Portalegre 12, Évora 15, Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 21.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.