Há 66ME de medidas pontuais por explicar no OE2015

Há 66ME de medidas pontuais por explicar no OE2015
| Economia
Porto Canal / Agências

A UTAO identificou 66 milhões de euros em medidas pontuais previstas para 2015 que estão por explicar no Orçamento do Estado para 2015 (OE2015) e questionou o "grau de razoabilidade" da poupança prevista em estudos e pareceres.

Na sua análise preliminar ao OE2015, a que a Lusa teve hoje acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) começa por apontar que o efeito das medidas de consolidação previstas para 2015 "foi revisto em baixa relativamente ao apresentado no Documento de Estratégia Orçamental (DEO)", mas que "o recurso a medidas pontuais foi reforçado.

As medidas de consolidação previstas para 2015 equivalem a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), menos 0,2 pontos percentuais do que se previu em abril, no DEO.

Além disso, "foi reforçado o recurso a medidas de caráter pontual, por via da previsão de lançamento de novas concessões, representando 216 milhões de euros", escrevem os técnicos independentes que apoiam o Parlamento

As novas medidas pontuais representam um aumento de 175 milhões de euros face ao antecipado no DEO, uma vez que neste documento apenas estavam previstas as concessões do Oceanário de Lisboa e da Companhia das Lezírias.

Agora, na proposta orçamental para 2015, o Governo adicionou as concessões portuárias em Lisboa (70 milhões de euros) e a concessão da Silopor (40 milhões de euros), que estavam previstas para este ano, mas que transitam para o próximo.

"No entanto, no relatório do OE2015 encontram-se ainda por explicar cerca de 66 milhões de euros de medidas pontuais adicionais face ao DEO relacionadas com concessões", alerta a UTAO.

Além desta advertência, os técnicos da UTAO referem ainda que não é possível aferir "o grau de razoabilidade" das poupanças previstas em estudos, pareceres e outros trabalhos especializados e com tecnologias de informação, tendo em conta as dotações de despesa orçamentadas nessas rubricas no orçamento do próximo ano.

A UTAO afirma que "uma das medidas de redução de despesa apresentadas para 2015 com maior relevância para efeitos de consolidação orçamental encontra-se ao nível destas rubricas", estando previstas poupanças de 317 milhões de euros.

No entanto, como a despesa prevista para 2015 em estudos, pareceres e outros trabalhos especializados e com tecnologias de informação "é superior ao orçamentado para ano de 2014", os técnicos consideram "não [ser] possível a partir das dotações de despesa orçamentadas aferir do grau de razoabilidade dessas poupanças".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.