Acidente/Espanha: Os três mortos são da zona de Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Madrid, 19 out (Lusa) - As três vítimas mortais do acidente de sábado, que envolveu portugueses que viajavam em dois autocarros, eram de famílias diferentes e oriundos da região de Amarante, confirmou à Lusa fonte consular em Espanha.

A mesma fonte explicou que as famílias das vítimas mortais já foram informadas no sábado e que agora se está a definir a questão da trasladação dos corpos para Portugal.

Entretanto, fonte da subdelegação do Governo em Palencia confirmou à Lusa que na segunda-feira se realizará a autopsia aos corpos das vítimas.

As vítimas são dois homens, de 64 e 74 anos - que viajavam num dos dois autocarros envolvidos no acidente - e de um outro, de 35 anos, que era condutor auxiliar do segundo autocarro e, ao que tudo indica, familiar de um dos proprietários da empresa de transportes.

O processo de trasladação está a sofrer "algum impasse" pelo facto do acidente ter envolvido um autocarro com matrícula portuguesa e outro com matrícula francesa, logo com seguros dos dois países.

Entretanto, fonte da conselharia de Saúde do Governo regional de Castela e Leão confirmou que três feridos graves do acidente continuam internados em dois hospitais da região, nomeadamente o Rio Carrion em Palencia e o Clínico Universitário de Valladolid.

O caso que inspira mais cuidados é o de um homem de 79 anos que foi transferido de Palencia para Valladolid e que, segundo a mesma fonte, está "muito grave" na unidade de cuidados intensivos.

Cerca de 20 outros feridos ligeiros tiveram já alta médica.

A Lusa contactou esta tarde o secretário de Estado das Comunidades, que se encontra de visita ao Canadá, e que apenas sabia que as vítimas mortais eram do norte de Portugal e que as famílias já tinham sido informadas.

O acidente, que ocorreu pelas 21:00 locais de sábado (20:00 em Portugal) no quilómetro 65 da A-62 (que liga Burgos, em Espanha, a Portugal), na zona de Torquemada, perto de Palencia, envolveu dois autocarros em que viajavam 59 pessoas (16 num e 43 noutro).

Os autocarros faziam parte de uma linha regular que ligava a Suíça e França a Portugal, viajando neste caso em direção a França.

Citando dados da guardia civil espanhola, uma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil portuguesa disse no sábado à Lusa que os autocarros, que pertencem à empresa francesa Andrade Voyages, embateram lateralmente quando seguiam no mesmo sentido.

Segundo as investigações iniciais, dadas a conhecer pela Guarda Civil às autoridades consulares portuguesas, o acidente terá ocorrido quando os dois autocarros regressavam à autoestrada depois de fazerem uma troca de passageiros na área de serviço ao quilómetro 64.

Um primeiro autocarro terá feito uma manobra fora do normal pelo que o segundo acabou por embater nele, explicou fonte consular.

A 07 de novembro de 2008, na mesma estrada, morreram seis portugueses também num acidente envolvendo dois veículos portugueses: uma carrinha e um camião com reboque. Neste caso, as vítimas eram trabalhadores que tinham estado em França e regressavam a Portugal.

ASP (HN/JRS)// CC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

12 pessoas detidas por suspeitas de tráfico de droga em Famalicão

A PSP deteve sete homens e cinco mulheres em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, por alegado tráfico de estupefacientes, disse esta quarta-feira à Lusa fonte daquela polícia.

Militares da GNR atuavam como porteiro em jogos ilegais na Feira

Dois militares da GNR da Feira vão ser julgados por alegadamente terem colaborado na exploração de jogos de fortuna e azar em estabelecimentos situados naquele concelho do distrito de Aveiro, chegando a desempenhar funções de porteiro e de 'croupier'.

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.