Três feridos continuam em estado grave, autocarros saíram de Ponte Lima

| País
Porto Canal

Três dos feridos do acidente ocorrido sábado em Espanha envolvendo portugueses e que provocou três mortos continuam em estado grave, segundo fonte da guarda civil espanhola, que revelou que os autocarros tinham partido de Ponte de Lima.

De acordo com a mesma fonte, dois dos feridos graves estão internados no Hospital Rio Carrion, em Palencia, e o outro no Hospital Clínico de Valladolid.

Das 20 pessoas que deram entrada nos hospitais, a grande maioria já teve alta.

No acidente, que ocorreu pelas 21:00 locais (20:00 em Portugal) ao quilómetro 65 da A-62 (que liga Burgos, em Espanha, a Portugal), na zona de Torquemada, perto de Palencia, morreram três homens portugueses, com 35, 64 e 74 anos.

Segundo noticiou no sábado a agência espanhola EFE, duas das vítimas mortais eram passageiros que viajavam nos últimos lugares do primeiro autocarro, que tinha como destino Grenoble (França), e a terceira vítima mortal era o condutor do segundo autocarro, que viajava rumo a Nice (também em França).

Ainda segundo a EFE, a maioria dos passageiros são trabalhadores que regressavam a França depois de visitarem os seus familiares em Portugal.

Aparentemente, os dois autocarros colidiram na autoestrada depois de fazerem uma troca de passageiros na área de serviço ao quilómetro 64, contaram alguns passageiros à agência espanhola Efe.

Citando dados transmitidos pela guardia civil espanhola, uma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil portuguesa disse no sábado à Lusa que os autocarros, que pertencem à empresa francesa Andrade Voyages, embateram lateralmente quando seguiam no mesmo sentido. Um dos veículos tinha matrícula portuguesa e o outro francesa.

A 07 de novembro de 2008, na mesma estrada, morreram seis portugueses também num acidente envolvendo dois veículos portugueses: uma carrinha e um camião com reboque. Neste caso, as vítimas eram trabalhadores que tinham estado em frança e regressavam a protugal.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.