Kobani pode cair nas mãos dos rebeldes, diz general dos EUA Martin Dempsey

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 08 out (Lusa) -- O chefe de Estado Maior conjunto dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, considerou possível na terça-feira que a cidade síria de Kobani, fronteira com a Turquia, seja tomada pelo grupo 'jihadista' do Estado Islâmico nos próximos dias.

"Temo que Kobani irá cair", afirmou Martin Dempsey numa entrevista à cadeia de televisão ABC sobre a ofensiva que a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos está a realizar contra os extremistas.

O líder das Forças Armadas norte-americanas explicou que os combatentes do Estado Islâmico estão a exercer pressão tanto nos arredores da cidade como dentro do tecido urbano o que indica que Kobani pode "estar perto de cair".

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria e tem sido desde 16 de setembro um alvo da ofensiva do Estado Islâmico que levou milhares de pessoas a fugir para a Turqia.

Martin Dempsey falou ao telefone com o seu homólogo turco - Necdet Özel -- que lhe garantiu ter efetivos na linha de fronteira que vão impedir qualquer tentativa dos rebeldes do Estado Islâmico de chegarem à Turquia.

Os aviões da coligação internacional realizaram nas últimas horas uma dezena de bombardeamentos contra posições dos 'jihadistas' nas zonas sul, este e sudoeste de Kobani.

Os curdos da região constituem uma resistência a todos os acessos à cidade, mas possuem menos armas e meios menos sofisticados que os radicais.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.