Advogado de Afonso Dias vai recorrer para o tribunal Constitucional

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 out (Lusa) - O advogado de Afonso Dias vai recorrer da decisão do Supremo Tribunal de Justiça que confirmou uma pena de três anos de prisão efetiva para o seu cliente pelo crime de rapto do jovem Rui Pedro, desaparecido em 1998.

Paulo Gomes acrescentou à agência Lusa que o recurso que vai apresentar no Tribunal Constitucional tem efeito suspensivo, pelo que Afonso Dias vai continuar a aguardar a decisão em liberdade.

Sobre a decisão do STJ - a quem o advogado recorrera pedindo a nulidade do acórdão que condenara Afonso Dias pelo rapto de Rui pedro -, o advogado disse não a estranhar.

"Não esperava outra coisa", disse Paulo Gomes em declarações à agência Lusa, acrescentando não ter sido ainda notificado desta decisão do STJ.

O advogado recorrera da decisão tomada pelo STJ, a 05 de junho último, quando este tribunal confirmou a sentença do tribunal da Relação do Porto, reduzindo, contudo, a pena de prisão efetiva de seis anos e seis meses para três anos.

Após ser notificado, o advogado de Afonso Dias tem agora 10 dias consecutivos para apresentar recurso da decisão do STJ para o Tribunal Constitucional, recuso que tem efeito suspensivo e que faz com que Afonso Dias continue a aguardar em liberdade.

Paulo Gomes, que em junho dissera à Lusa que ia apresentar recurso no Tribunal Constitucional, acabou por não o fazer uma vez que interpôs novo recurso para o STJ em que pedia a nulidade da decisão do STJ de 05 de junho.

No tribunal de primeira instância, em Lousada, Afonso Dias foi absolvido por não ter sido provado o crime, mas a família de Rui Pedro, criança que tinha 11 anos quando desapareceu a 04 de março de 1998, recorreu para a Relação do Porto, que viria a condenar o arguido a três anos e seis meses de cadeia.

CP//GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco alerta que estão a circular emails e SMS falsos sobre pagamento de dívidas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quinta-feira para o envio de emails e SMS fraudulentos em seu nome sobre falsos pagamentos de alegadas dívidas fiscais, os quais devem ser ignorados e eliminados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.