Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal
Porto Canal
Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.
Ver esta publicação no Instagram
José Afonso, da Sociedade Portuguesa de Astronomia, indicou à SIC Notícias que as condições para mais auroras estão favoráveis nos próximos dias, especialmente no norte do país. Este evento raro é causado por uma tempestade solar intensa, que lança partículas na atmosfera, criando este espetáculo de luzes.
A origem do fenómeno encontra-se numa tempestade eletromagnética desencadeada pelo Sol, atualmente num pico de atividade. Este ciclo solar propicia a ocorrência de explosões na sua superfície, projetando partículas na direção da Terra e desencadeando as exibições de luz. As diferentes cores observadas na aurora são resultantes da interação dessas partículas com os gases atmosféricos, como o oxigénio e o nitrogénio.
Registo inédito em Portugal, a dança da aurora boreal em vídeo!
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 11, 2024
©️ Rodolfo Pereira pic.twitter.com/OzmTAPCLhD