Câmara do Porto quer saber se concessão da STCP tem "valor positivo ou negativo"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 set (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto afirmou segunda-feira que a autarquia pediu um estudo à Universidade Católica "para saber se a concessão da STCP tem um valor positivo ou negativo", inclinando-se, porém, para a última hipótese.

Rui Moreira falava numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que a CDU requereu só para debater a STCP e a Metro do Porto, empresas que o Governo decidiu concessionar.

O autarca disse que se a concessão tiver um " valor positivo" a Câmara poderá negociar com o futuro operador alterações à rede que a STCP tem na cidade, no sentido de a melhorar. Confirmou, aliás, ser por isso que Câmara tem mantido contactos com algumas transportadoras.

"Há áreas da cidade que não estão cobertas (pela STCP) com a capilaridade suficiente", com prejuízo para as populações, frisou Rui Moreira, reforçando que é isso que pretende corrigir.

O estudo da Universidade Católica ainda está ser feito, mas, "numa primeira análise, o valor da concessão é negativo". Neste caso, "o município não terá condições para concorrer", adiantou também Rui Moreira.

"Acreditamos que a equação possa vir a ser positiva", disse o deputado municipal do PSD Luís Artur, que apoiou a estratégia seguida pela Câmara quanto a este dossiê, com o argumento de que "está em causa o serviço público às populações".

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).