Distrital do PS/Porto denuncia "incomportável" falta de motoristas na STCP

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 set (Lusa) -- A distrital do PS/Porto denunciou hoje a "incomportável falta de recursos humanos" que se verifica na empresa STCP, que todos os meses "não realiza 10% dos serviços escalados por falta de motoristas".

"Há muito tempo que a empresa tem sido confrontada, através das organizações representativas dos trabalhadores, para a incomportável falta de recursos humanos, nomeadamente motoristas, que possam assegurar dignamente o serviço público de transportes e servir os interesses da população da Área Metropolitana do Porto", salienta em comunicado a Secção Setorial dos Transportes do PS Porto.

Os socialistas realçam que "cerca de 10%" dos serviços ficam todos os meses por realizar "por falta de motoristas" e que o número de reclamações dos clientes contra a STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) aumentou "em mais de 400%".

Segundo aquela secção do PS/Porto, a empresa tem recorrido ao trabalho extraordinário e, este ano, "só até Agosto, foram efetuadas mais de 60.000 horas"

Considerando "urgente" que a STCP contrate "pelo menos 100 trabalhadores", os socialistas criticam a "inoperância do Conselho de Administração da empresa" que, dizem "não tem conseguido o aval deste governo" para admissão por substituição de novos motoristas.

Nesse sentido, responsabilizam logo à partida quer o Conselho de Administração da STCP quer o governo "em caso de ocorrência de acidentes graves, já que é por demais evidente o esforço e cansaço que atinge os motoristas", por vezes "obrigados a conduzir sem almoçar, ou jantar".

"À Secção Setorial dos Transportes da Federação Distrital do Porto compete denunciar publicamente os responsáveis pela gestão danosa do serviço público prestado em geral, a constante falta de autocarros e o permanente incumprimento nos horários previstos", lê-se no comunicado.

Sobre os planos para a concessão da empresa a privados, o PS repudia a ideia "de que só a privatização poderá garantir transportes de qualidade e com horários que sirvam as necessidades das populações".

"Bem pelo contrário, o caminho que está a ser seguido é um retrocesso no serviço público prestado", rematam.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.