Câmara do Porto quer saber se concessão da STCP tem "valor positivo ou negativo"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 set (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto afirmou segunda-feira que a autarquia pediu um estudo à Universidade Católica "para saber se a concessão da STCP tem um valor positivo ou negativo", inclinando-se, porém, para a última hipótese.

Rui Moreira falava numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que a CDU requereu só para debater a STCP e a Metro do Porto, empresas que o Governo decidiu concessionar.

O autarca disse que se a concessão tiver um " valor positivo" a Câmara poderá negociar com o futuro operador alterações à rede que a STCP tem na cidade, no sentido de a melhorar. Confirmou, aliás, ser por isso que Câmara tem mantido contactos com algumas transportadoras.

"Há áreas da cidade que não estão cobertas (pela STCP) com a capilaridade suficiente", com prejuízo para as populações, frisou Rui Moreira, reforçando que é isso que pretende corrigir.

O estudo da Universidade Católica ainda está ser feito, mas, "numa primeira análise, o valor da concessão é negativo". Neste caso, "o município não terá condições para concorrer", adiantou também Rui Moreira.

"Acreditamos que a equação possa vir a ser positiva", disse o deputado municipal do PSD Luís Artur, que apoiou a estratégia seguida pela Câmara quanto a este dossiê, com o argumento de que "está em causa o serviço público às populações".

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Colisão entre motociclo e carro condiciona trânsito na Via Norte

Uma colisão entre um motociclo e um carro provocou um ferido grave na Estrada Nacional 14 (EN14), perto da fábrica da Super Bock, este sábado à noite.

Balas & Bolinhos recrutam figurantes em Vila do Conde

A produção do quarto filme da saga “Balas & Bolinhos” está à procura de figurantes de todas as idades, interessados em participar nas filmagens em Vila do Conde, durante os meses de maio e junho.