Protesto contra fecho de escola em Rio de Moinhos (Aljustrel), crianças faltam às aulas

| País
Porto Canal / Agências

Aljustrel, 15 set (Lusa) - Cerca de uma centena de pessoas, entre elas 12 crianças, protestaram hoje contra o fecho da escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, o que consideram uma "injustiça".

Promovido pela população da aldeia, o protesto, no dia em que começa o novo ano letivo, começou cerca das 09:00 em frente ao edifício da escola com a concentração dos populares, entoando palavras de ordem como "queremos a escola aberta", "queremos a nossa escola" e "queremos aqui as nossas crianças".

As 13 crianças do 1.º Ciclo de Rio de Moinhos faltaram hoje às aulas na escola de destino, o Centro Escolar Vipasca, na sede de concelho, Aljustrel, a cerca de quatro quilómetros de distância.

Durante o protesto, o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, disse aos jornalistas que as crianças de Rio de Moinhos vão continuar a faltar às aulas em Aljustrel "até ser definido um modelo de transporte em segurança".

Apesar do encerramento da escola de 1.º ciclo, em Rio de Moinhos, está prevista a continuação do ensino pré-escolar, com nove crianças.

LL/MLM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.