Dados do INE sobre PIB confirmam que "Portugal está a crescer" - Pires de Lima
Porto Canal / Agências
Matosinhos, 08 set (Lusa) - O ministro da Economia afirmou hoje que os dados do INE sobre o PIB confirmam que "Portugal está a crescer", sublinhando que se estão associar "consumo privado, exportações e investimento" para o país consolidar o "processo de recuperação económica".
Em Matosinhos, no final da apresentação do programa +Inovação +Indústria, Pires de Lima reagiu assim, em declarações aos jornalistas, ao facto de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revisto em alta o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano.
A revisão em alta da economia em termos homólogos no segundo trimestre (de 0,8% para 0,9%) contrasta com uma quebra para metade, no mesmo período, do crescimento registado em cadeia: na anterior estimativa do INE previa-se um crescimento de 0,6% no segundo trimestre do ano face ao primeiro, que agora é revisto para apenas 0,3%.
"Gostava de sublinhar os dados positivos que vamos conhecendo da nossa evolução económica. Apesar de ser ainda um caminho difícil e cheio de desafios, Portugal está a crescer como confirma hoje o INE, quase 1%, 0,9%, face a igual período do ano passado e, portanto, totalmente em linha com as projeções do Governo para 2014", sublinhou.
"Estão-se a associar os três elementos fundamentais - consumo privado, exportações e investimento, nomeadamente privado - para consolidarmos este progresso, este processo de recuperação económica", afirmou o ministro.
Pires de Lima afirmou ainda que estes três motores são aqueles que o Governo e o Ministério da Economia tem vindo a defender como fundamentais para alimentar o crescimento.
"É bom que o consumo privado esteja a recuperar, 1,7%, significa que as pessoas estão com mais confiança. É um crescimento moderado mas positivo, é a avaliação que fazemos", começou por dizer.
Para o ministro é ainda "bom perceber" que as "exportações, sobre um ano recorde de 2013, estão a crescer".
"Ainda não conhecemos os dados dos serviços e nomeadamente do turismo. É previsível que o crescimento das nossas exportações ultrapasse claramente os 2% nestes primeiros meses do ano com a inclusão do turismo e dos serviços", disse.
Para Pires de Lima é "especialmente bom e novo que também ao nível do investimento se revelem progressos nestes primeiros seis meses do ano".
"O investimento estava em queda em Portugal há mais de 12 anos, cresceu mais de 13% no primeiro trimestre, voltou a crescer mais de 4% no segundo trimestre", destacou.
JF // CSJ
Lusa/fim