Neonazi agride voluntárias que distribuíam comida a pessoas sem-abrigo no Porto

Neonazi agride voluntárias que distribuíam comida a pessoas sem-abrigo no Porto
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Pedro Benjamim

Três voluntárias do CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) do Porto foram agredidas por dois neonazis, na noite de terça-feira, na zona de Júlio Dinis.

Através de comunicado o centro de apoio relata que as voluntárias foram “ameaçadas e agredidas” por dois homens, que as abordaram fazendo saudações nazis e identificando-se como defensores das ideologias do Chega.

A PSP foi chamada ao local e apresentada queixa, refere o CASA. Em comunicado a Polícia de Segurança Pública refere que no local, os agentes foram informados que as vítimas “tinham sido vítimas de empurrões e murros bem como injuriadas por um homem e ainda injuriadas por outro homem, com o intuito de as expulsarem à força daquele local onde as mesmas habitualmente fazem voluntariado que consiste na distribuição de comida por pessoas sem abrigo que por ali transitam.”

Um dos suspeitos acabou detido por ter “desferido um murro num dos polícias” depois de se ter recusado a fornecer a identificação e ter empurrado os agentes.

A instituição revela, através de comunicado, que vai “deixar de fazer paragem de ronda naquele ponto da cidade”, devido à segurança dos voluntários.

O CASA diz também que se está a organizar “junto com as restantes instituições para discutirmos em conjunto o sucedido e as medidas a adotar por todos”, alertando ainda que os “utentes têm resposta alimentar na Boavista no novo restaurante solidário.”

+ notícias: Porto

Academia do Porto quer levar à AR propostas para modernizar país

A Federação Académica do Porto anunciou esta terça-feira, Dia Nacional do Estudante, que quer submeter à votação na Assembleia da República um documento para a modernização de Portugal que assenta em reformas na “Saúde, Educação, Economia, Estado e Sistema Político”.

Mais de 1.600 pessoas subscreveram petição contra ampliação de terminal de Leixões

Mais de 1.600 pessoas assinaram uma petição pública que contesta a ampliação do terminal de contentores Norte do Porto de Leixões, em Matosinhos, à qual a câmara já deu parecer desfavorável.

Sindicato acusa PSP do Porto de “branquear a realidade” da esquadra de Cedofeita

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Santos, acusou o Comando Metropolitano do Porto da PSP de “branquear a realidade” ao negar que o atendimento à população tenha fechado na esquadra de Cedofeita.