Entidades que apoiam sem-abrigo entregaram 280 mil refeições no Porto em 2024

Entidades que apoiam sem-abrigo entregaram 280 mil refeições no Porto em 2024
| Porto
Porto Canal / Agências

Dezanove associações que apoiam sem-abrigo na cidade do Porto e que integram o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo entregaram, em 2024, 278.916 refeições, mais 54.732 do que em 2023.

De acordo com dados revelados à agência Lusa pela paróquia da Senhora da Conceição, no Porto, o custo daquelas refeições representam um investimento de 1,62 milhões de euros, contra os 1,17 milhões contabilizados em 2023.

“O apoio alimentar corresponde a cerca de dois terços (68,4%) de todo o investimento feito em refeições disponíveis na cidade (não inclui Segurança Social)”, refere a nota da instituição.

No total, a rede municipal de voluntariado gastou 23.660 horas de trabalho diretamente nas rondas de distribuição das refeições, contra as 16.385 horas despendidas em 2023.

As “despesas de combustível ascendem a 43.024 euros” e a “distância percorrida correspondeu a 357.000 quilómetros, o equivalente a 8,9 voltas à Terra”.

No total, a rede municipal de apoio às pessoas em situação de sem abrigo, integra 63 entidades que “dividem a sua intervenção segundo seis eixos de ação, sendo um deles o eixo que junta todas as organizações voluntárias que fazem rondas pela cidade ou têm pontos fixos de distribuição de comida”.

“Este eixo, que junta cerca de 30 entidades, desde entidades formais até a grupos informais tem uma ação capilar e próxima com as pessoas que estão na rua ou próximo dela. Elas providenciam apoio e refeições todos os dias do ano, quase todas à noite, a maioria percorrendo as ruas da cidade indo ao encontro das pessoas que vivem na rua”, destaca a instituição.

A paróquia da Senhora da Conceição destaca que “além deste apoio, todo baseado na sociedade civil, existem na cidade do Porto três restaurantes solidários financiados pelo Município do Porto”.

“Se os adicionarmos aos números antes referidos obtém-se 444.916 refeições, e 2.361.800 euros investimento, sendo que a Segurança social apoia algumas cantinas sociais das quais não se obteve dados. Desta forma, com o esforço de dezenas de entidades da sociedade civil são mobilizados mais de 1,6 milhões de euros em prol do combate à fome na cidade”, sublinha.

+ notícias: Porto

PSP vai pagar cerca de 18 mil euros de renda mensal pela esquadra no Matadouro

A Câmara do Porto vai cobrar uma renda mensal de 17.702,30 euros à Polícia de Segurança Pública (PSP) pela ocupação do edifício que irá ser ocupado pela 4ª esquadra no complexo do antigo Matadouro de Campanhã, de acordo com a minuta do contrato promessa de arrendamento, divulgada esta quinta-feira. São menos 931,70 euros que o inicialmente pedido pela autarquia.

Lombas instaladas na Rua Costa Cabral para reduzir velocidade

A Câmara Municipal do Porto instalou, esta quarta-feira, lombas na Rua de Costa Cabral, para reduzir a velocidade do trânsito, na sequência de queixas apresentadas por pais de alunos e por associações com instalações naquela zona.

Residência para estudantes vai nascer no Morro da Sé a partir de 22 edifícios antigos

Expecta-se que a partir de 2029 tenham sido transformados 22 imóveis no Morro da Sé, no Centro Histórico do Porto, numa nova residência universitária. O procedimento para a construção foi adjudicado a uma empresa de Gaia e prevê acolher cerca de 110 estudantes. O investimento é de aproximadamente 25 milhões de euros.