Entrega do CACE à Câmara do Porto acordada com o IEFP, mas há ainda uma empresa a ocupar o espaço

Entrega do CACE à Câmara do Porto acordada com o IEFP, mas há ainda uma empresa a ocupar o espaço
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto já acordou com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) a entrega do Centro de Apoio à Criação de Empresas - CACE, mas parte do imóvel continua ocupada por uma empresa, revelou o presidente.

“Estão a decorrer os procedimentos administrativos tendentes à entrega do imóvel ao município, designadamente a assinatura do respetivo auto de entrega”, afirmou o presidente da câmara, Rui Moreira durante a Assembleia Municipal.

Questionado pelo deputado Rui Sá, da CDU, se havia desenvolvimentos nesta matéria, o autarca independente afirmou ter existido uma reunião com o IEFP, que atualmente gere os terrenos, e que está “acordada a entrega” do imóvel.

“Com exceção de uma parte que ainda está ocupada por uma empresa e que o IEFP tem de resolver a desocupação”, detalhou, acrescentando que o instituto anda “há quatro anos para resolver o problema” com a respetiva empresa.

“O IEFP, que devia ter ali um ninho de empresas, transformou aquilo num negócio para empresas de grande dimensão”, referiu.

Aos deputados, Rui Moreira avançou que o município não pretende assumir o contrato com essa empresa e que quer o espaço “livre de ónus e encargos”.

Há cerca de um ano, o município ponderava recorrer à justiça para recuperar os terrenos do CACE para lá instalar o Museu da Indústria.

“Há um conjunto de edifícios, um dos quais é preciso para o museu, que o IEFP entregou a terceiros. Já notificámos a diretora e o IEFP não nos devolve o que é nosso. Provavelmente vamos ter de recorrer ao DIAP [Departamento de Instrução e Ação Penal] para dizer que o IEFP não devolve”, afirmou Rui Moreira.

O município do Porto pretende transformar o antigo Centro de Apoio à Criação de Empresas - CACE Cultural, na freguesia de Campanhã, na futura extensão da indústria do Museu do Porto.

O Museu do Porto é composto por 17 espaços de natureza diversa, como espaços arqueológicos, reservatórios, espaços industriais, com jardins, quintas e parques, bibliotecas e o arquivo histórico.

Numa publicação na página oficial, a Câmara do Porto avançou em 25 de janeiro de 2024 que o Museu CACE representava “um investimento municipal a rondar os 4,3 milhões de euros” e que deveria “arrancar previsivelmente no último trimestre do ano”.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova transformar Lipor em empresa local intermunicipal

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a transformação da Associação de Municípios Lipor, gestora dos resíduos de oito municípios, numa empresa local de natureza intermunicipal e aprovou os novos estatutos.

Câmara do Porto aprova recomendação para munícipes serem informados sobre abates de árvores

O executivo da Câmara do Porto aprovou uma recomendação do PS para que seja colocado um “painel informativo” no local sempre que os serviços municipais decidam abater uma árvore e que essa operação não se revele urgente.

Detido padrasto por suspeita de abuso sexual de enteadas no Porto

Um homem de 43 anos foi detido por suspeita de abusar sexualmente das duas enteadas, no Porto, desde 2020, sendo que à data as vítimas tinham 13 e 8 anos, anunciou a Polícia Judiciaria.