Previsto para abrir no Verão, Parque Urbano da Lapa vai ser inaugurado em dezembro

Previsto para abrir no Verão, Parque Urbano da Lapa vai ser inaugurado em dezembro
| Porto
Ana Francisca Gomes

Inicialmente previsto para abrir ao público em julho, o Parque Urbano da Lapa, no Porto, vai ser inaugurado no dia 5 de dezembro, revelou o presidente da Câmara do Porto na reunião de executivo desta segunda-feira.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Segundo Rui Moreira, vai ser colocado um busto de Mário Soares neste novo espaço verde e a sua inauguração contará com a presença da família do socialista e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi em junho que o executivo municipal aprovou a atribuição do nome "Parque Urbano Dr. Mário Soares".

Este parque, por trás da estação de metro com o mesmo nome, terá cerca de 17 mil metros quadrados e, para além da plantação de várias espécies de árvores, terá lagos para controlar as cheias e percursos pedonais.

A inauguração que acontecerá daqui a menos de um mês trata-se apenas da primeira fase da obra. A segunda fase implica mais 2.500 metros quadrados onde serão construídos um edifício de apoio ao serviço de espaços verdes do Município e uma cafetaria. Mas segundo avançou a autarquia ao jornal académico JPN, esta fase ainda demorará a ser concretizada, uma vez que está previsto que “o concurso de empreitada possa ser lançado no próximo ano”.

Os terrenos, que estiveram sem construção ou desenvolvimento durante várias décadas, foram adquiridos pelo grupo canadiano Mercan Properties, dono do Hotel Renaissance que abriu na rua de Cervantes, na Lapa. Tratou-se de uma parceria entre o município e o grupo, que ficou encarregue da requalificação de dois arruamentos e da construção do parque, onde está ainda a construir um segundo hotel de quatro estrelas e 163 quartos.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.