Previsto para abrir no Verão, Parque Urbano da Lapa vai ser inaugurado em dezembro

Previsto para abrir no Verão, Parque Urbano da Lapa vai ser inaugurado em dezembro
| Porto
Ana Francisca Gomes

Inicialmente previsto para abrir ao público em julho, o Parque Urbano da Lapa, no Porto, vai ser inaugurado no dia 5 de dezembro, revelou o presidente da Câmara do Porto na reunião de executivo desta segunda-feira.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Segundo Rui Moreira, vai ser colocado um busto de Mário Soares neste novo espaço verde e a sua inauguração contará com a presença da família do socialista e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi em junho que o executivo municipal aprovou a atribuição do nome "Parque Urbano Dr. Mário Soares".

Este parque, por trás da estação de metro com o mesmo nome, terá cerca de 17 mil metros quadrados e, para além da plantação de várias espécies de árvores, terá lagos para controlar as cheias e percursos pedonais.

A inauguração que acontecerá daqui a menos de um mês trata-se apenas da primeira fase da obra. A segunda fase implica mais 2.500 metros quadrados onde serão construídos um edifício de apoio ao serviço de espaços verdes do Município e uma cafetaria. Mas segundo avançou a autarquia ao jornal académico JPN, esta fase ainda demorará a ser concretizada, uma vez que está previsto que “o concurso de empreitada possa ser lançado no próximo ano”.

Os terrenos, que estiveram sem construção ou desenvolvimento durante várias décadas, foram adquiridos pelo grupo canadiano Mercan Properties, dono do Hotel Renaissance que abriu na rua de Cervantes, na Lapa. Tratou-se de uma parceria entre o município e o grupo, que ficou encarregue da requalificação de dois arruamentos e da construção do parque, onde está ainda a construir um segundo hotel de quatro estrelas e 163 quartos.

+ notícias: Porto

Assessor da União de Freguesias da Foz do Douro retira-se da nomeação para a comissão executiva da AMP

O assessor de imprensa e ex-jornalista Tiago Girão retirou-se da nomeação para membro da comissão executiva da Área Metropolitana do Porto (AMP), alegando motivos pessoais e familiares, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Cinco detidos em operação da PSP no Porto, Gaia e Valongo

Cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 46 anos, foram detidos esta terça-feira numa operação que decorreu no Porto, Vila Nova de Gaia e Valongo, anunciou em comunicado a PSP.

Associações convocam manifestação no Porto contra ação do Chega

Um total de 28 associações convocaram esta quarta-feira uma manifestação contra o racismo e fascismo para o dia 23 de novembro, no Porto, em resposta a uma ação anunciada pelo partido Chega, na mesma cidade e no mesmo dia, contra imigrantes e a pedir mais segurança.