Novo parque urbano no centro do Porto vai ter 17.000m2, um lago de inverno e ligação ao metro

| Porto
Francisco Graça

Há um novo parque urbano a ser, literalmente, plantado no centro do Porto. Fica na zona da Lapa, por trás da estação de metro com o mesmo nome, e vai ter 17.000 metros quadros. Os terrenos, sem construção ou desenvolvimento há décadas, foram adquiridos pelo grupo canadiano Mercan Properties.

O futuro Parque Urbano da Lapa, público e gratuito, vai ser construído por fases. A primeira arranca já no início do mês de maio, e vai demorar 12 meses até estar terminada. 14.500 metros quadrados de terrenos abandonados nas traseiras do morro da Lapa foram desmatados e começam agora a ser terraplanados.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Há dois braços de uma ribeira subterrânea – a Ribeira de Vilar – que passa encanada pela Rua de Cervantes. O novo projeto urbanístico vai puxá-la para a superfície, permitindo ao espaço verde servir de esponja durante o inverno, evitado inundações e servindo de barragem de proteção para as zonas ribeirinhas da cidade. Durante os períodos de chuva mais prolongada, é provável que apareça um espelho de água na Lapa, à semelhança de um lago.

Além da plantação de várias espécies de árvores, o parque vai ter um “percurso lúdico” e um “percurso pedonal”.

A segunda fase de construção do parque, de mais 2.500 metros quadrados, deve iniciar-se apenas em 2025. Está planeada uma cafetaria de apoio aos visitantes.

Uma parceria “virtuosa” entre público e privado

O Parque Urbano da Lapa está a ser construído pelo grupo Mercan, num acordo com a Câmara do Porto que envolve o novo Hotel Renaissance na Lapa, marca do conglomerado de luxo Marriott, inaugurado a 17 de abril deste ano.

Os terrenos da Lapa foram objeto de um estudo urbanístico em 2019, que definiu a área do futuro parque e a obrigação do espaço público. Em troca de desconto em taxas municipais, o grupo hoteleiro ficou responsável por fazer a obra verde e ainda por reabilitar e expandir os arruamentos das vizinhas Rua de Cervantes e Alves Redol.

“Ou pagavam taxas ou fazia obras”, explica o vereador do Urbanismo e Espaços Públicos, Pedro Baganha. “Foi o alinhamento dos interesses públicos aos interesses privados. A Câmara do Porto definiu quanto, aonde e o quê. E o promotor privado concordou e fez o parque. Desta forma conseguimos acelerar o processo, senão estaríamos dois anos à espera de concursos, outros tantos à espera de empreiteiro”.

O Renaissance Porto Lapa Hotel

O mais recente hotel de quatro estrelas da Lapa também está a ser construído por fases. O primeiro edifício, na Rua de Cervantes, já está em funcionamento. Tem 163 quartos, quatro suites, uma piscina no último piso, ginásio e um espaço de conferências para 600 pessoas. A segunda fase de construção, que envolve um segundo edifício ligado por pontes, arranca em paralelo com as obras do parque urbano. No total, o grupo Mercan vai investir na Lapa 90,5 milhões de euros.

Porto Canal

Esquema do futuro Parque Urbano da Lapa, desenhado pela Câmara Municipal do Porto. Terrenos foram cedidos pelo grupo que detém o Hotel Renaissance

“Nós compramos os terrenos todos e depois cedemos três mil metros quadrados para arruamentos e mais 14.500 para o parque público”, descreve Miguel Gomes, o diretor da Mercan responsável por construção e desenvolvimento. “O acordo que fizemos com a Câmara do Porto era interessante para eles e para nós. O projeto urbanístico do parque já estava feito, nós simplesmente é que o estamos a executar”.

O terreno da Lapa por trás da estação de metro era um “segredo” na cidade, detalha Miguel Gomes. “Umas traseiras mesmo”, reforça Pedro Baganha. “Estamos aqui a coser várias ruas e vários terrenos sem ligação. Estamos a fazer a cidade”.

Está a ser construída também uma ligação direta entre o Parque Urbano e a estação de metro da Lapa. Atualmente, a entrada norte compreende apenas uma estrada de terra batida.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.