“Leia, pela sua saúde!”. Livraria Lello quer médicos a receitar livros e lança petição

“Leia, pela sua saúde!”. Livraria Lello quer médicos a receitar livros e lança petição
| Porto
Porto Canal

“Leia, pela sua saúde!” é o título de uma carta aberta e petição que a Livraria Lello lançou na passada quinta-feira, 10 de outubro, no Dia Internacional da Saúde Mental com o propósito de levar o tema à Assembleia da República para que os médicos possam prescrever a leitura e que o custo dos livros prescritos possa ser deduzido nas despesas de saúde no IRS.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Ao longo do texto, o emblemático espaço portuense administrado por Aurora Pinto dá exemplos de outros países europeus, como o Reino Unido, onde os livros já são prescritos como parte de tratamentos médicos “para doentes que se inserem num quadro de doença mental, demência ou problemas relacionados com os jovens, como bullying”.

“Esta prática tem revelado resultados surpreendentes na melhoria da saúde mental e psicológica dos pacientes”, é mencionado.

Neste sentido, para a Lello, a leitura deve ser vista como uma ferramenta de tratamento para doenças psicológicas, combate ao isolamento, solidão e exclusão social.

A administradora recorda que, durante a pandemia, a relevância dos livros foi amplamente reconhecida, com a UNESCO e a Presidente da Comissão Europeia a sublinharem o seu valor como um bem de “primeiríssima necessidade”, capaz de nos conectar com outros mundos e proporcionar evasão numa era marcada por grande incerteza.

+ notícias: Porto

Zona da Arrábida em Gaia terá um viaduto ciclável e pedonal com ligação à futura estação de metro

A promotora Efimóveis vai construir uma passagem ciclopedonal sobre a autoestrada 1 (A1) na zona dos Jardins da Arrábida, em Gaia, infraestrutura que assegurará a ligação à futura estação de metro da Linha Rubi, foi esta quinta-feira anunciado.

Três arguidos condenados por planearem assalto a casa de idosos no Porto

O tribunal condenou esta quinta-feira os três arguidos que engendraram um plano para assaltar a casa do casal de idosos no Porto a uma pena única entre os quatro anos e nove meses e os três anos e 10 meses.

Polícia Judiciária do Porto detém suspeito de tráfico de 10 pessoas alojadas em hotel

A Polícia Judiciária do Porto deteve na quarta-feira um homem de 55 anos, suspeito dos crimes de tráfico de 10 pessoas que estavam há dois anos alojadas num hotel, informou em comunicado aquela polícia.