Confiança dos consumidores em queda "ligeira" e clima económico em máximo

| Economia
Porto Canal com Lusa

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu "ligeiramente" em agosto, após registar o valor mais elevado desde janeiro de 2007, e o indicador de clima económico recuperou para o máximo desde julho de 2008, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores suspendeu o "acentuado movimento ascendente" observado desde o início de 2013, o que ficou a dever-se ao contributo negativo das perspetivas relativas à evolução da poupança e da situação económica do país.

Já o indicador de clima económico recuperou "ligeiramente" em agosto, prolongando o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013 e fixando o máximo desde julho de 2008.

De acordo com o INE, no mês em análise, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, na construção e obras públicas e nos serviços, mas diminuiu no comércio.

A subida na indústria transformadora é notória nos últimos dois meses, fixando o valor mais elevado desde setembro de 2008 em resultado do contributo positivo das opiniões sobre a procura global, uma vez que as perspetivas de produção e as apreciações sobre a evolução dos 'stocks' de produtos acabados contribuíram negativamente.

Em agosto, o indicador de confiança da construção e obras públicas recuperou "ligeiramente", prolongando o movimento ascendente apresentado desde dezembro de 2012 e atingindo o máximo desde novembro de 2010, na sequência do aumento do saldo das opiniões sobre a carteira de encomendas.

Quanto ao indicador de confiança do comércio, diminuiu nos últimos três meses, refletindo em agosto o contributo negativo das perspetivas de atividade e das apreciações sobre o volume de vendas, mais expressivo no primeiro caso, enquanto as opiniões sobre o volume de 'stocks' contribuíram em sentido contrário.

Nos serviços, o indicador de confiança aumentou "de forma ténue" em agosto, prolongando o acentuado perfil ascendente observado desde o final de 2012 e fixando o máximo desde junho de 2008.

O INE dá ainda conta, em agosto, de uma recuperação das apreciações sobre a atividade da empresa e das perspetivas de evolução da procura, mais expressiva no segundo caso.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.