Sentimento económico atinge em Agosto mínimos do ano na zona euro e na UE

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 28 ago (Lusa) -- O indicador de sentimento económico registou em agosto os valores mais baixos do ano, tanto na zona euro, onde desceu 1,5 pontos, para 100,6, como na União Europeia, onde recuou 1,2 pontos, para 104,6, revelou hoje a Comissão Europeia.

O indicador da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, divulgado hoje, revela que, após cinco meses praticamente inalterado, o sentimento económico entre os 18 países que partilham o euro desceu para os níveis de dezembro de 2013 (quando atingiu os 100,4 pontos).

Esta queda, segundo Bruxelas, deveu-se a uma deterioração da confiança no comércio a retalho, entre os consumidores, na indústria e, numa escala menor, nos serviços, enquanto no setor da construção permaneceu praticamente inalterado.

Entre as maiores economias da zona euro, o sentimento económico recuou significativamente em Itália (-4,1 pontos) e na Alemanha (-1,9).

Já no cômputo dos 28 Estados-membros da UE, o sentimento económico recuou também mais de um ponto, para o seu valor mais baixo do ano, apontando a Comissão Europeia que a queda foi menos acentuada do que na zona euro como resultado de recuos também eles relativamente mais ligeiros nas duas maiores economias de fora do espaço monetário único, Reino Unido (-1,1 pontos) e Polónia (-1,0).

ACC // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.