Meteoro volta a cruzar os céus portugueses

Meteoro volta a cruzar os céus portugueses
| Norte
Porto Canal

Um bólide, correntemente descrito como um meteoro consideravelmente brilhante, foi avistado na zona da Beira Baixa, na fronteira entre Portugal e Espanha, na madrugada de terça-feira. Imagens do fenómeno foram captadas pelo Observatório Astronómico de Braga e divulgadas pela página de facebook “Planetário - Casa da Ciência de Braga”.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

 

Na publicação foi realçada a “cor esverdeada na parte final do rasto meteórico”.

Recorde-se que em Maio um meteoro alcançou a atmosfera a cerca de 161 mil quilômetros por hora, começando a sua trajetória luminosa numa altitude de cerca de 122 quilómetros, na província de Badajoz, na Espanha. Já no território nacional, atravessou as zonas como Castelo Branco, Viseu e Porto. O meteoro ter-se-à desmaterializado sobre o oceano Atlântico, a 54 metros de altura, a norte de Braga.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Fogo em Oliveira de Azeméis obriga a evacuar hotel por precaução

Um incêndio na zona de Oliveira de Azeméis está a ser combatido esta noite por cerca de 300 bombeiros, auxiliados com quase uma centena de veículos, tendo sido evacuado um hotel, devido ao fumo.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.