Austrália reforça apoio a pessoas com necessidades especiais em Timor-Leste

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 26 ago (Lusa) - O governo da Austrália anunciou hoje, em comunicado divulgado à imprensa, o reforço do apoio às pessoas com necessidades especiais em Timor-Leste através de um donativo de 450 mil dólares (cerca de 340 mil euros).

O donativo foi entregue durante uma visita realizada pelo embaixador australiano em Díli, Peter Doyle, a um centro de reabilitação de pessoas com necessidades especiais em Tibar, perto da capital timorense, dirigido pela Klibu Domin, da Associação das Pessoas com Deficiência em Timor-Leste.

"Timor-Leste tem feito importantes desenvolvimentos na melhoria do padrão de vida do seu povo, mas é importante que as pessoas com deficiência não sejam deixadas para trás", afirmou o diplomata australiano, citado no documento divulgado pela embaixada da Austrália em Díli.

Segundo o embaixador, o apoio às pessoas com necessidades especiais tem sido um foco no programa da ajuda do governo australiano.

"Esta parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência vai ajudar a reduzir os muitos obstáculos ao acesso aos serviços de saúde e educação que aquelas pessoas enfrentam todos os dias", salientou.

O presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Timor-Leste, Joaquim Soares, considerou o apoio "valioso" para defender os "direitos das pessoas com deficiência" e apelou ao governo timorense para ratificar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a criar um Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência.

O financiamento doado pelo governo australiano vai ser para defesa dos direitos daquelas pessoas através do acesso aos serviços de saúde, justiça social, educação e emprego em condições de igualdade com as outras pessoas, acrescenta o comunicado.

MSE // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.