Ministra do Emprego alemã pede maior protecção para trabalhadores

| Mundo
Porto Canal / Agências

Frankfurt, 25 ago (Lusa) - A ministra do Emprego alemã, Andrea Nahles, pediu hoje aos países industrializados uma maior proteção dos trabalhadores em todo o mundo, num congresso sobre segurança e saúde no trabalho, realizado em Frankfurt.

"A integridade física não é uma questão de rentabilidade é um direito humano", afirmou a ministra, que apelou à responsabilidade dos países mais ricos e das empresas.

"Todos os responsáveis devem deixar claro que a segurança no trabalho tem vantagens competitivas", acrescentou a social-democrata, apelando também à consciência dos que consomem produtos baratos sem pensar nas condições de trabalho.

Anualmente morrem em todo o mundo 2,3 milhões de pessoas devido a doenças e acidentes laborais, de acordo com números da Organização Internacional de Trabalho (OIT).

"Muitas pessoas só podem escolher entre a pobreza e um trabalho com perigo de morte", declarou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

Na Alemanha, onde as condições de trabalho são muito melhores do que em economias emergentes, morreram no ano passado 455 pessoas em acidentais laborais, menos 45 vítimas do que em 2012, segundo dados do Seguro por Acidentes de Trabalho alemão.

No congresso, que decorre até quarta-feira, são esperados 4 mil participantes de 139 países.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.