Com seis anos, Rui é o maior fã do metro do Porto e já quer conduzir veículos sozinho
![Com seis anos, Rui é o maior fã do metro do Porto e já quer conduzir veículos sozinho](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00353464-580x326.jpg)
Catarina Cunha e João Nogueira
Desde os seus três anos que Rui Teixeira tem uma rotina especial sempre que visita a casa da avó: andar no metro do Porto. Agora, com seis, o mundo do menino gira em torno das carruagens. Brinquedos, papéis, livros, guarda-chuvas… do metro. E com uma mãozinha do Porto Canal, o Rui, com os avós, conheceu as instalações da empresa e os veículos, que o próprio teve oportunidade de conduzir.
Ver esta publicação no Instagram
Tudo começou aos três anos, enquanto Rui brincava no terraço da casa dos avós e ouvia o metro passar junto à estação Parque Real, em Matosinhos. “O bichinho foi crescendo”, e Rui desenvolveu um enorme interesse por esta rede de transporte.
“É o maior fã do metro”, garantem os avós, orgulhosos. Além de ser o maior fã, é provavelmente o mais novo a saber tanto sobre a rede: conhece todos os pontos das linhas e para que serve cada detalhe das estações e dos veículos.
Sempre que visita à avó, andar de metro é obrigatório. "Andamos a tarde toda de um lado para o outro, entramos num, saímos em outro", conta Olímpia Teixeira. "Quem o quiser ver feliz é levá-lo a passear no metro", acrescenta.
Na idade das perguntas, a curiosidade de Rui é imensa. "Para que serve este botão?", pergunta a um dos responsáveis do Parque de Material e Oficinas (PMO) em Guifões, enquanto explorava o interior de uma cabine.
Mas a curiosidade também se alia à rápida tomada de decisão, e Rui não leva tempo para pensar quando lhe perguntam qual é a estação ou linha favoritas. “É a Amarela porque tem ligação até minha casa”, contou-nos.
A nova estação Manuel Leão, parte da extensão da Linha Amarela em Gaia, é definitivamente a favorita. “Dá para tirar fotos”, brinca.
“Quando for grande quero trabalhar no metro”. Seja como motorista ou engenheiro, tanto lhe faz. Mas está decidido a usar o metro em vez do carro. E até na escola tenta passar esta paixão aos amigos.
Numa atividade em que todos foram questionados sobre o que contribui para a felicidade, a resposta de Rui destaca-se, mas não surpreende. “Andar de metro”, pode ler-se.
As festas de aniversário são relacionadas com elementos do metro, que podem ser encontrados entre o quarto e a sala.
Em Guifões, e a bordo com o Porto Canal e a Metro do Porto, Rui visitou o PMO e percebeu como se processa todo o trabalho para a operação da rede.
A parte favorita foi, sem dúvida, o momento em que acendeu as luzes de uma carruagem, tocou a campainha de fecho de portas e conduziu uma das viaturas. No final ainda disse, “posso conduzir sozinho?”, demonstrando a vontade de um dia chegar à empresa.