Mais um avanço da Linha Rubi. Metro fecha outro parque de estacionamento e prepara alternativa
João Nogueira
Devido às obras da Linha Rubi, o parque de estacionamento da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto vai deixar de estar disponível a partir do próximo domingo, dia 7 de julho. A informação partiu da Metro do Porto, que informou que está a preparar um parque de estacionamento alternativa, a sul da Faculdade de Letras.
Ver esta publicação no Instagram
É mais um passo nas obras da Linha Rubi na zona do Campo Alegre. O encerramento dos lugares de estacionamentos junto à Faculdade de Arquitetura junta-se ao encerramento dos outros dois parques que servem de estaleiro de obra, já desde março. São estes o parque junto à Casa Cor-de-Rosa e o parque junto ao restaurante Madureiras, onde vai nascer a estação “Campo Alegre” do novo traçado do metro.
Para mitigar o impacto desta alteração, a Metro do Porto preparou um parque de estacionamento alternativo que já pode ser utilizado, apesar de ainda não possuir câmaras de videovigilância nem controlo de acessos.
O novo parque situa-se a sul da Faculdade de Letras e é acessível pela Rua D. Afonso V. O horário de funcionamento entre as 7 horas e as 21 horas, conforme determinação dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).
“Fora deste horário, o portão de acesso automóvel junto à residência dos SASUP estará encerrado, impossibilitando a saída de viaturas”, lê-se no comunicado enviado à comunidade estudantil da FAUP.
A Direção daquela faculdade garantiu que continuará a acompanhar de perto a preparação deste parque alternativo, procurando minimizar os inconvenientes causados por esta situação.
O valor global de investimento da Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio, incluindo nova ponte sobre o rio Douro) é de 435 milhões, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao Metro e à circulação pedonal e de bicicletas.