Gaza: Israel bombardeia vários edifícios e mata pelo menos dez palestinianos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Gaza, Palestina, 23 ago (Lusa) -- As forças israelitas bombardearam hoje vários edifícios na Faixa de Gaza, matando pelo menos uma dezenas de civis palestinianos, na maioria mulheres e crianças, e destruindo um dos prédios mais altos do território palestiniano.

Numa altura em que o Egito voltou a apelar às partes para que regressem às conversações, depois de uma primeira tentativa falhada, na terça-feira, Israel anunciou ter levado a cabo 55 ataques aéreos contra Gaza, ao mesmo tempo que contabilizou 64 mísseis e morteiros lançados contra si a partir do território palestiniano, e disse ter intercetado outros 14, um dos quais sobre Telavive.

Entre os edifícios hoje bombardeados por Israel está um dos mais altos e luxuosos complexos residenciais da Faixa de Gaza, com mais de dez andares.

De acordo com as agências internacionais, os moradores receberam aviso prévio para saírem do edifício, o que não evitou ferimentos em pelo menos 17 pessoas.

Segundo uma porta-voz do exército israelita, o ataque destinou-se a destruir uma sala de operações do movimento extremista Hamas, alegadamente instalada no edifício, reduzido a escombros com dois mísseis.

As forças israelitas lançaram avisos, por várias formas, de que "todas as casas que estejam a albergar atividade militante serão abatidas" e pedindo aos civis palestinianos que se afastem dos "terroristas" do movimento que governa a Faixa de Gaza.

Israel garante que não vai baixar a guarda enquanto a segurança dos seus cidadãos estiver em causa, já o Hamas insiste que, antes de uma trégua, o bloqueio israelita à Palestina tem de acabar.

Desde 8 de julho, quando a violência entre os dois vizinhos assumiu maior violência, pelo menos 2.103 palestinianos e 68 israelitas morreram, quase todos civis.

Segundo as Nações Unidas, 70 por cento dos palestinianos mortos no conflito são civis e mais de 250 mil pessoas foram forçadas a deixar as suas causas na sequência dos confrontos.

SBR // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.