Egipto propõe novas discussões para tréguas permanentes - Abbas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 23 ago (Lusa) -- O Egito propõe-se realizar uma nova ronda de negociações entre israelitas e palestinianos para discutir uma trégua duradoura em Gaza, onde as hostilidades recomeçaram depois de nove dias de um cessar-fogo temporário, anunciou hoje o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

As autoridades do Cairo vão convidar as delegações palestinianas e israelitas "para retomarem as negociações" e discutirem "uma trégua duradoura", informou o responsável, numa conferência de imprensa no Cairo, após um encontro com o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi.

Pelo menos 81 palestinianos morreram em ataques aéreos israelitas sobre Gaza depois do final das tréguas, na terça-feira.

"O que importa agora é parar o derramamento de sangue", afirmou Abbas, acrescentando que com a entrada em vigor do cessar-fogo as duas partes podem sentar-se à mesa e que a delegação palestiniana "incluirá todas as partes, como o Hamas".

Abbas sublinhou que os líderes do movimento islâmico que controla a Faixa de Gaza não se opõem ao papel mediador do Egito.

PL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.