Dezenas de camiões com ajuda humanitária para Ucrânia regressam à Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 23 ago (Lusa) -- Várias dezenas de camiões com ajuda humanitária russa, que entraram na sexta-feira na Ucrânia, sem autorização de Kiev, regressaram hoje ao país de origem, informou a agência noticiosa russa e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Segundo o correspondente da agência noticiosa russa Interfax, os veículos estavam já no posto fronteiriço de Donetsk.

Elementos da OSCE também testemunharam a retirada, sem conseguir indicar qual o número de veículos.

As autoridades de Kiev qualificaram esta deslocação de mais de 200 camiões russos como "invasão" e "transgressão das normas do direito internacional.

As autoridades ucranianas não revistaram por completo a carga dos veículos, que chegaram à cidade de Lugansk, controlada por separatistas pró-russos e cercada pelas tropas da Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, tinha explicado que a decisão de enviar ajuda se devia às reticências do governo de Kiev de entregar assistência à população do leste do país.

Os líderes dos Estados Unidos da América e da Alemanha tinham admitido que a decisão de Moscovo poderia representar uma "perigosa escalada" na crise ucraniana.

PL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.