É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?

É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado.

Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "possível queda de meteorito" em Castro Daire, no distrito de Viseu, algo que ainda não foi confirmado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Mas, afinal esta foi a primeira vez que um clarão de luz cruzou Portugal? Vamos aos factos.

Nos últimos anos, estes acontecimentos têm sido frequentes.

Em novembro de 2020, foi avistado um meteoro a atravessar o sul de Portugal. O evento foi detetado pelos sensores do projeto SMART do Instituto de Astrofísica de Andaluzia.


Dois anos depois, outra “bola de fogo” cruzou o céu de Andaluzia e devido à sua luminosidade foi avistado em quase toda a península ibérica.

Logo no arranque de 2024, a 21 de janeiro, registou-se em Portugal e Espanha passagem de uma “bola de fogo” a 89 quilómetros, por hora, que terá sido produzida por “rocha proveniente de um comenta”, informou à época o investigador e astrofísico José Maria Madiedo na rede social X, antigo Twitter.

No mês seguinte, a 18 de fevereiro, foi relatado uma possível explosão de um bólide em Portugal. O fenómeno foi partilhado em páginas de metrologia, onde vários internautas relataram terem visto a explosão em diferentes zonas do país, como Trancoso, Portalegre, Penafiel, Vila Nova de Gaia, ou Peso da Régua.

Menos dois meses depois, a 16 de março, um bólide foi visível em Portugal, a cerca de 91 Km de Foros de Vale Figueira, a oeste de Évora, e em Espanha, tendo atingido a atmosfera a uma velocidade de cerca de 61 mil Km/hora, escreveu na altura o projeto SMART. De acordo com a análise de José Maria Madiedo, a viagem da bola de fogo terminou a cerca de 19 Km do Cano, no concelho de Sousel, em pleno Alentejo.

Com estes breves acontecimentos, compreende-se que a passagem de meteoritos por Portugal é frequente, contudo não existem registos históricos recentes sobre a queda de meteoritos no mesmo território.

 

+ notícias: País

Euromilhões. Confira a chave que vale 213 milhões de euros

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Primeiro prémio do Euromilhões a caminho de Portugal 

Um apostador português arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, no valor de 213 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa, através do site oficial.

Ministério da Saúde volta a reunir-se com sindicatos no início de julho

O Ministério da Saúde (MS) volta a reunir-se com os sindicatos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos em 3, 4 e 10 de julho, depois do adiamento de reuniões agendadas para o final de junho.