É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?

É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado.

Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "possível queda de meteorito" em Castro Daire, no distrito de Viseu, algo que ainda não foi confirmado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Mas, afinal esta foi a primeira vez que um clarão de luz cruzou Portugal? Vamos aos factos.

Nos últimos anos, estes acontecimentos têm sido frequentes.

Em novembro de 2020, foi avistado um meteoro a atravessar o sul de Portugal. O evento foi detetado pelos sensores do projeto SMART do Instituto de Astrofísica de Andaluzia.


Dois anos depois, outra “bola de fogo” cruzou o céu de Andaluzia e devido à sua luminosidade foi avistado em quase toda a península ibérica.

Logo no arranque de 2024, a 21 de janeiro, registou-se em Portugal e Espanha passagem de uma “bola de fogo” a 89 quilómetros, por hora, que terá sido produzida por “rocha proveniente de um comenta”, informou à época o investigador e astrofísico José Maria Madiedo na rede social X, antigo Twitter.

No mês seguinte, a 18 de fevereiro, foi relatado uma possível explosão de um bólide em Portugal. O fenómeno foi partilhado em páginas de metrologia, onde vários internautas relataram terem visto a explosão em diferentes zonas do país, como Trancoso, Portalegre, Penafiel, Vila Nova de Gaia, ou Peso da Régua.

Menos dois meses depois, a 16 de março, um bólide foi visível em Portugal, a cerca de 91 Km de Foros de Vale Figueira, a oeste de Évora, e em Espanha, tendo atingido a atmosfera a uma velocidade de cerca de 61 mil Km/hora, escreveu na altura o projeto SMART. De acordo com a análise de José Maria Madiedo, a viagem da bola de fogo terminou a cerca de 19 Km do Cano, no concelho de Sousel, em pleno Alentejo.

Com estes breves acontecimentos, compreende-se que a passagem de meteoritos por Portugal é frequente, contudo não existem registos históricos recentes sobre a queda de meteoritos no mesmo território.

 

+ notícias: País

Oito universidades juntam-se para organizar Congresso Internacional Mário Soares

Oito universidades portuguesas juntaram-se para organizar o Congresso Internacional “Mário Soares: Uma vida entre dois séculos”, que se vai realizar entre 09 e 10 de outubro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.