Comissão do Orgulho LGBTI+ do Porto quer mais inclusão nas iniciativas da Câmara contra a homofobia

Comissão do Orgulho LGBTI+ do Porto quer mais inclusão nas iniciativas da Câmara contra a homofobia
| Porto
Porto Canal

Na noite de 16 de maio, a fachada da Câmara do Porto vai iluminar-se com as cores da bandeira arco-íris por forma a assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Apesar de bater palmas à iniciativa municipal, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) lamenta não ter recebido um convite e apela a uma maior inclusão das organizações que trabalham anualmente pela causa.

A comunicação feita através das redes sociais surge depois de algumas associações ligadas à COMOP terem recebido convites de uma organização desconhecida para o evento. De acordo com a nota, estão em cima da mesa preocupações sobre a representatividade e coordenação adequadas de iniciativas relacionadas com os direitos da comunidade LGBTI+.

“A COMOP considera essencial que quaisquer iniciativas relacionadas com a representatividade e os direitos da comunidade LGBTI+ sejam coordenadas diretamente com as entidades legitimamente envolvidas e reconhecidas localmente”.

É pedida uma participação e inclusão de organizações que se dedicam ao longo de todo o ano pela defesa e luta dos direitos da comunidade LGBTI+, bem como um convite oficial por parte da autarquia: “ A COMOP considera essencial que quaisquer iniciativas relacionadas com a representatividade e os direitos da comunidade LGBTI+ sejam coordenadas diretamente com as entidades legitimamente envolvidas e reconhecidas localmente”.

Na nota, a organização confirma também o local e apoio logístico da Ágora para o Arraial + Orgulhoso do Porto, no Largo Amor de Perdição.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.