Bandeira LGBTQIA+ ilumina pela primeira vez a Câmara do Porto

Bandeira LGBTQIA+ ilumina pela primeira vez a Câmara do Porto
Pedro Benjamim
| Norte
Porto Canal

É a primeira vez que a Bandeira LGBTQIA+ ilumina a Câmara do Porto. O edifício dos Paços do Concelho pintou-se esta quinta-feira com as cores da bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Já esta sexta-feira, 17 de maio, pelas 11h00, será içada a bandeira arco-íris, na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Na passada sexta-feira, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) lamentava não ter recebido um convite para a iniciativa e apelava a uma maior inclusão das organizações que trabalham anualmente pela causa.

No ano passado, milhares de pessoas ocuparam o centro do Porto na 18.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, lotando a Rua de Cedofeita no caminho entre a Praça da República e a Cordoaria.

O evento envolveu algumas querelas entre a organização e a Câmara do Porto. Os organizadores chegaram a entregar uma petição contra a "invisibilidade" da marcha perante a sugestão da Câmara de fazer o arraial final no Parque do Covelo, tendo também sido sugeridas as Fontainhas, mas sem apoio municipal.

O presidente da autarquia, Rui Moreira, disse que o município "não é ouvido nem achado" quanto à realização da marcha, mas "questão diferente" era a do arraial, que apenas teria apoio logístico da Câmara se fosse no Covelo.

A organização acabou por optar por acabar a marcha na zona da Cordoaria, com uma festa.

A bandeira
Criada em 1978 pelo norte-americano Gilbert Baker, a bandeira arco-íris foi evoluindo ao longo dos tempos. Em 2021, foi redesenhada para incluir a bandeira intersexo, numa proposta de Valentino Vecchietti, de uma associação que defende a igualdade de direitos da comunidade intersexo.

A sigla LGBTQIA+ foi evoluindo ao longo dos tempos, englobando atualmente lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, queer, intersexo, assexuais, bem como o + representando as demais identidades.

+ notícias: Norte

Menezes anuncia trabalhos de desmantelamento de ciclovia criada em 2024 por antecessor

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, anunciou esta sexta-feira o início do desmantelamento da ciclovia da Avenida da República, criada em 2024 pelo antecessor, Eduardo Vítor Rodrigues, medida contestada por associação de mobilidade.

A4 reaberta ao trânsito no sentido Porto-Amarante

A autoestrada 4, que esteve cortada na manhã deste sábado, no sentido Porto-Amarante, ao quilómetro 57 reabriu ao trânsito pelas 13h00, disse a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.