Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+
Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal / Agências

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

Em comunicado, a presidência belga do Conselho da UE anunciou que esta sexta-feira, Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Intersexofobia, realizou-se uma conferência com vários países do bloco comunitário para “discutir os progressos e obstáculos na implementação da estratégia da UE de igualdade de direitos para as pessoas LGBTQIA+” (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero, 'Queer', Intersexuais+).

No encontro também foi discutido o que a Comissão Europeia tem de fazer no futuro, a menos de um mês das eleições para o Parlamento Europeu, que será o início de um processo para constituir o próximo executivo comunitário.

“Os países signatários desta declaração comprometem-se, nomeadamente, a implementar estratégias nacionais LGBTQIA+ e a apoiar a nomeação de um comissário para a Igualdade na próxima Comissão. [Os países] apelam também à Comissão para que prossiga e implemente uma nova estratégia para melhorar os direitos das pessoas LGBTQIA+ durante a próxima legislatura, atribuindo recursos suficientes e trabalhando com a sociedade civil”, acrescentaram.

São signatários desta declaração Portugal, Espanha, Bélgica, Polónia, Dinamarca, Chipre, Irlanda, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos Malta, Estónia, Áustria, Finlândia, Alemanha, Eslovénia, França e Suécia.

Os países que assinaram a declaração também querem que haja uma maior atenção à violência contra pessoas desta comunidade, que “atingiu um novo pico” e “afeta principalmente jovens transgénero e intersexo”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.