Agendada concentração no Campo 24 de Agosto em solidariedade com imigrantes

Agendada concentração no Campo 24 de Agosto em solidariedade com imigrantes
Porto.pt
| Porto
Porto Canal

Está a ser marcada para este sábado às 22h00 uma concentração no Campo 24 de Agosto em “contra a violência racista” e em “solidariedade com todos os imigrantes”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Movimento SOS Racismo (@sosracismopt)

 

“Ativistas anti-racistas, juntamente com diversos movimentos sociais e cidadãos do Porto, unem-se na Praça 24 de Agosto em um gesto de solidariedade para com os imigrantes, especialmente aqueles que foram alvo de recentes ataques violentos”, pode ler-se numa publicação dos movimentos SOS Racismo e Habitação Hoje, na rede social Instagram.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Movimento SOS Racismo (@sosracismopt)

 

Esta tarde, o primeiro-ministro Luís Montenegro reagia condenando “veementemente” os ataques a migrantes que aconteceram na noite de quinta e madrugada de sexta-feira no Porto.

Também Mariana Mortágua, usou a rede social X (antigo Twitter) para reagir aos recentes acontecimentos. “Quando o racismo flui no Parlamento, a violência flui até às ruas. Quem censura a memória do colonialismo abre a porta à violência no presente. Punição exemplar dos agressores, nem um dia de silêncio contra a política de ódio”, pode ler-se. Na mesma publicação a coordenadora do Bloco de Esquerda anuncia a concentração desta noite no Campo 24 de Agosto.

 

Já o deputado do Livre Jorge Pinto, recorre também à mesma rede social para anunciar a concentração desta noite “contra o racismo e xenofobia”. Eleito pelo círculo do Porto, Jorge Pinto defende que “com o normalizar do discurso contra os migrantes, normalizam-se também estas agressões. Não deixemos passar nem umas nem outras”.

 

Na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, vários migrantes foram alvo de ataques na cidade do Porto. Quatro imigrantes magrebinos foram atacados no Campo 24 de Agosto, foram também registados ataques na zona do Bonfim, e na Batalha. Uma casa habitada por imigrantes argelinos foi invadida por um grupo de homens. Os atacantes estariam na posse de bastões, facas e uma arma de fogo.

A PSP deteve um homem com uma arma proibida e identificou ainda mais cinco pessoas relacionadas com o caso.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.