FC Porto: Domingo de desinspiração. Crónica de jogo

FC Porto: Domingo de desinspiração. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto perdeu neste domingo diante do Vitória de Guimarães (2-1), no Estádio do Dragão, em partida a contar para a 28.ª jornada do Estádio do Dragão. Galeno (44m) foi o autor do único golo dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, com 58 pontos, menos 13 do que o líder Sporting, que tem menos um encontro disputado.

Com quatro novidades no onze em relação à equipa que iniciou o primeiro duelo da semana frente ao Vitória de Guimarães, o FC Porto protagonizou uma entrada em jogo muito afirmativa, mas foram os vimaranenses a mexer com o marcador. Na sequência de um livre batido por Tomás Handel, Galeno desviou a bola e acabou por trair Diogo Costa, dando vantagem aos visitantes (12m). Na resposta, Alan Varela testou os reflexos de Bruno Varela (19m), mas seria o Vitória de Guimarães a ser feliz outra vez quando Jota Silva finalizou com sucesso um contra-ataque rápido da equipa comandada por Álvaro Pacheco (33m).

Sem nada fazer justificar uma vantagem de 2-0, o Vitória de Guimarães ia travando as investidas azuis e brancas como podia, mas nada pôde fazer para evitar o 2-1 assinado por Galeno na conclusão de um excelente desenho ofensivo do FC Porto a fechar a etapa inicial (44m). Após o descanso, Francisco Conceição ficou a centímetros do empate (55m) e Iván Jaime só não o fez porque Bruno Varela impediu o craque espanhol de festejar (67m). Se a tarefa não estava fácil, ainda mais difícil ficou quando Fábio Veríssimo mostrou o cartão vermelho direto a Pepe, alegadamente por palavras dirigidas pelo capitão portista ao árbitro de Leiria (69m). Até ao apito final, destaque para um cabeceamento de Mehdi Taremi que errou o alvo após um canto cobrado por Francisco Conceição (71m).

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "No FC Porto, jogamos sempre finais"

A disputa pelo terceiro lugar da edição 2023/24 do campeonato nacional vai ter um capítulo final no Minho, onde SC Braga e FC Porto se vão defrontar na última jornada (sábado, 20h30, Sport TV). Na Pedreira, “o desempenho coletivo” será “o mais importante” e é determinante que as armas estejam afinadas para mais um jogo que é “para ganhar”, como todos “independentemente da competição e do momento da época”.

FC Porto B: Ponto final amargo na temporada

O final da época 2023/24 não foi o desejado para o FC Porto B. No Seixal, três golos sofridos em menos de dez minutos e dois no início da segunda parte ditaram um desaire na última jornada da segunda liga e a queda para a décima posição da tabela classificativa. Romain Correia e um autogolo de Gustavo Marques construíram o marcador portista (5-2).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.