FC Porto B: Ponto final amargo na temporada

FC Porto B: Ponto final amargo na temporada
| Desporto
Porto Canal

O final da época 2023/24 não foi o desejado para o FC Porto B. No Seixal, três golos sofridos em menos de dez minutos e dois no início da segunda parte ditaram um desaire na última jornada da segunda liga e a queda para a décima posição da tabela classificativa. Romain Correia e um autogolo de Gustavo Marques construíram o marcador portista (5-2).

Os portistas responderam a um aviso madrugador de Cauê com uma dupla chance logo aos 13 minutos. De livre direto, Romain Correia atirou com muita força para a baliza de André Gomes, que se esticou e travou o remate do capitão. Na recarga, Tiago Andrade tentou colocar ao primeiro poste, mas a bola esbarrou no ferro.

Aos 19, Tiago Andrade combinou com Abraham Marcus, que encontrou Wendel Silva junto ao poste mais distante, mas o goleador brasileiro não conseguiu definir como queria de cabeça e o nulo manteve-se. Na resposta, após um remate ao poste de Hugo Félix, Cauê atacou o ressalto de peito e acabou por encostar com a sola (1-0) ao mesmo tempo que Diogo Fernandes se lançou para tentar travar o golo. O choque entre os dois intervenientes obrigou o guardião a ligar a cabeça e o banco portista a protestar uma falta do avançado.

Os lisboetas ampliaram o marcador ao 25.º minuto, após uma bola longa que Diogo Fernandes tentou intercetar, mas que acabou cortada por Romain Correia para os pés de Pedro Santos, que encostou para o 2-0. Aos 27, Henrique Pereira fez o 3-0 com um remate à entrada da área.

António Folha lançou Braima Sambú e Adramane Cassamá para os lugares de Rodrigo Fernandes e de Dinis Rodrigues no arranque da segunda parte, a equipa superiorizou-se ao adversário nos primeiros minutos e criou perigo por Wendel Silva, mas sem sucesso.

Aos 53 minutos, Gil Martins rendeu Vasco Sousa e estreou-se, assim, no futebol profissional aos 18 anos e 5 dias. Quatro minutos depois, uma desatenção da defensiva azul e branca na construção da linha de fora de jogo deixou Pedro Santos isolado e o 80 adversário bisou (4-0).

A partir de um canto à esquerda, Abraham Marcus obrigou André Gomes a uma intervenção atenta (64m), mas o Benfica ripostou com o 5-0, por Henrique Pereira (65m). Após ter ameaçado na primeira parte, Romain Correia marcou mesmo de livre aos 68 com um remate fortíssimo e reduziu para 5-1.

Aos 84 minutos, um autogolo de Gustavo Marques após um desvio de Bernardo Folha na sequência de um cruzamento de Rodrigo Pinheiro resultou no 5-2. Até ao final, houve ainda queixas do banco do FC Porto: Rodrigo Pinheiro caiu na área após um contacto com um defesa adversário, mas Ricardo Baixinho mandou seguir.

“[O que fez a diferença foi a] eficácia. Relembro que nos primeiros minutos tivemos uma bola no poste e uma oportunidade do Wendel. Se fizessemos seria diferente. Depois do primeiro golo, a equipa sentiu um bocado e sofremos mais dois, tudo ficou difícil contra uma equipa boa. Mais um ano com o objetivo cumprido, a permanência. O que digo sempre aos jogadores é que o FC Porto tem que se safar rapidamente da luta pela descida e não estar nos últimos jogos a sofrer. É uma preocupação minha ir à procura de talento. Relembro que já tivemos equipas com muito mais estrangeiros. É quase tudo gente da formação, o que nos competia fazer fizemos num ano terrível para a equipa B, mas fomos homens e levámos o barco a bom porto. Mediante o que se passou, fizemos um campeonato extremamente competente e estou orgulhoso", afirmou António Folha no final do duelo.

FICHA DE JOGO

BENFICA B-FC PORTO B, 5-2
Liga Portugal 2, 34.ª jornada
17 de maio de 2024
Benfica Campus, em Lisboa

Árbitro: Ricardo Baixinho
Assistentes: Gonçalo Vaz Freire e Diogo Pereira
Quarto árbitro: Luís Viegas
VAR: João Bento
AVAR: Sílvia Domingos

BENFICA B: André Gomes; João Tomé, Gustavo Marques, Bajrami, Rafael Rodrigues, Rafael Luís, Nuno Félix, Hugo Félix, Pedro Santos, Henrique Pereira e Cauê
Substituições: Cauê por Gerson Sousa (62m), Rafael Rodrigues por Tiago Parente (62m), Hugo Félix por Zan Jevsenak (71m), Nuno Félix por Diogo Prioste (71m) e Henrique Pereira por Ivan Lima (89m)
Não utilizados: João Fonseca, Pedro Souza, Kiko e Lenny Lacroix
Treinador: Nélson Veríssimo

FC PORTO B: Diogo Fernandes; Dinis Rodrigues, Romain Correia (cap.), António Ribeiro, Rodrigo Pinheiro, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Tiago Andrade, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Dinis Rodrigues por Adramane Cassamá (45m), Rodrigo Fernandes por Braima Sambú (45m), Vasco Sousa por Gil Martins (53m), Abraham Marcus por Rui Monteiro (78m) e Tiago Andrade por Gui Guedes (78m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro, Eric Pimentel, João Teixeira e Umaro Candé
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Cauê (20m), Pedro Santos (25m e 57m), Henrique Pereira (27m e 65m), Romain Correia (68m) e Gustavo Marques (autogolo, 84m)
Disciplina: cartão amarelo a Gustavo Marques (36m), Wendel Silva (47m) e Romain Correia (88m)

+ notícias: Desporto

FC Porto (Basquetebol): Três 'Dragões' no estágio de preparação para o Europeu

O FC Porto é o clube mais representado na convocatória de Mário Gomes.

FC Porto (Hóquei em Patins): Final com calendário definido

Série decisiva arranca às 15h00 de domingo no Dragão Arena.

Ricardo Ares: "Vamos precisar de toda a intensidade e concentração"

Ricardo Ares anteviu a final dos play-offs do campeonato, que arranca no domingo (15h00) no Dragão Arena