FC Porto B: Ponto final amargo na temporada

FC Porto B: Ponto final amargo na temporada
| Desporto
Porto Canal

O final da época 2023/24 não foi o desejado para o FC Porto B. No Seixal, três golos sofridos em menos de dez minutos e dois no início da segunda parte ditaram um desaire na última jornada da segunda liga e a queda para a décima posição da tabela classificativa. Romain Correia e um autogolo de Gustavo Marques construíram o marcador portista (5-2).

Os portistas responderam a um aviso madrugador de Cauê com uma dupla chance logo aos 13 minutos. De livre direto, Romain Correia atirou com muita força para a baliza de André Gomes, que se esticou e travou o remate do capitão. Na recarga, Tiago Andrade tentou colocar ao primeiro poste, mas a bola esbarrou no ferro.

Aos 19, Tiago Andrade combinou com Abraham Marcus, que encontrou Wendel Silva junto ao poste mais distante, mas o goleador brasileiro não conseguiu definir como queria de cabeça e o nulo manteve-se. Na resposta, após um remate ao poste de Hugo Félix, Cauê atacou o ressalto de peito e acabou por encostar com a sola (1-0) ao mesmo tempo que Diogo Fernandes se lançou para tentar travar o golo. O choque entre os dois intervenientes obrigou o guardião a ligar a cabeça e o banco portista a protestar uma falta do avançado.

Os lisboetas ampliaram o marcador ao 25.º minuto, após uma bola longa que Diogo Fernandes tentou intercetar, mas que acabou cortada por Romain Correia para os pés de Pedro Santos, que encostou para o 2-0. Aos 27, Henrique Pereira fez o 3-0 com um remate à entrada da área.

António Folha lançou Braima Sambú e Adramane Cassamá para os lugares de Rodrigo Fernandes e de Dinis Rodrigues no arranque da segunda parte, a equipa superiorizou-se ao adversário nos primeiros minutos e criou perigo por Wendel Silva, mas sem sucesso.

Aos 53 minutos, Gil Martins rendeu Vasco Sousa e estreou-se, assim, no futebol profissional aos 18 anos e 5 dias. Quatro minutos depois, uma desatenção da defensiva azul e branca na construção da linha de fora de jogo deixou Pedro Santos isolado e o 80 adversário bisou (4-0).

A partir de um canto à esquerda, Abraham Marcus obrigou André Gomes a uma intervenção atenta (64m), mas o Benfica ripostou com o 5-0, por Henrique Pereira (65m). Após ter ameaçado na primeira parte, Romain Correia marcou mesmo de livre aos 68 com um remate fortíssimo e reduziu para 5-1.

Aos 84 minutos, um autogolo de Gustavo Marques após um desvio de Bernardo Folha na sequência de um cruzamento de Rodrigo Pinheiro resultou no 5-2. Até ao final, houve ainda queixas do banco do FC Porto: Rodrigo Pinheiro caiu na área após um contacto com um defesa adversário, mas Ricardo Baixinho mandou seguir.

“[O que fez a diferença foi a] eficácia. Relembro que nos primeiros minutos tivemos uma bola no poste e uma oportunidade do Wendel. Se fizessemos seria diferente. Depois do primeiro golo, a equipa sentiu um bocado e sofremos mais dois, tudo ficou difícil contra uma equipa boa. Mais um ano com o objetivo cumprido, a permanência. O que digo sempre aos jogadores é que o FC Porto tem que se safar rapidamente da luta pela descida e não estar nos últimos jogos a sofrer. É uma preocupação minha ir à procura de talento. Relembro que já tivemos equipas com muito mais estrangeiros. É quase tudo gente da formação, o que nos competia fazer fizemos num ano terrível para a equipa B, mas fomos homens e levámos o barco a bom porto. Mediante o que se passou, fizemos um campeonato extremamente competente e estou orgulhoso", afirmou António Folha no final do duelo.

FICHA DE JOGO

BENFICA B-FC PORTO B, 5-2
Liga Portugal 2, 34.ª jornada
17 de maio de 2024
Benfica Campus, em Lisboa

Árbitro: Ricardo Baixinho
Assistentes: Gonçalo Vaz Freire e Diogo Pereira
Quarto árbitro: Luís Viegas
VAR: João Bento
AVAR: Sílvia Domingos

BENFICA B: André Gomes; João Tomé, Gustavo Marques, Bajrami, Rafael Rodrigues, Rafael Luís, Nuno Félix, Hugo Félix, Pedro Santos, Henrique Pereira e Cauê
Substituições: Cauê por Gerson Sousa (62m), Rafael Rodrigues por Tiago Parente (62m), Hugo Félix por Zan Jevsenak (71m), Nuno Félix por Diogo Prioste (71m) e Henrique Pereira por Ivan Lima (89m)
Não utilizados: João Fonseca, Pedro Souza, Kiko e Lenny Lacroix
Treinador: Nélson Veríssimo

FC PORTO B: Diogo Fernandes; Dinis Rodrigues, Romain Correia (cap.), António Ribeiro, Rodrigo Pinheiro, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Tiago Andrade, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Dinis Rodrigues por Adramane Cassamá (45m), Rodrigo Fernandes por Braima Sambú (45m), Vasco Sousa por Gil Martins (53m), Abraham Marcus por Rui Monteiro (78m) e Tiago Andrade por Gui Guedes (78m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro, Eric Pimentel, João Teixeira e Umaro Candé
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Cauê (20m), Pedro Santos (25m e 57m), Henrique Pereira (27m e 65m), Romain Correia (68m) e Gustavo Marques (autogolo, 84m)
Disciplina: cartão amarelo a Gustavo Marques (36m), Wendel Silva (47m) e Romain Correia (88m)

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Felipe Silva assina até 2029

Felipe Silva rubricou um contrato válido até 2029 e vai continuar a integrar o plantel do FC Porto B. O Clube exerceu a opção de compra prevista no acordo de empréstimo do defesa brasileiro, que chegou à Invicta proveniente do Gil Vicente no arranque da época.

FC Porto (Feminino): Maria Negrão reforça equipa

Maria Negrão é a primeira cara nova da equipa de futebol feminino do FC Porto para 2025/26. A internacional pelas sub-23 de Portugal chega do SC Braga, da Liga BPI, para integrar um plantel que contará também com Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz, Joana Ferreira, Bárbara Marques, Karoline Lima, Tatiana Beleza, Catarina Pereira, Beatriz Amorim, Mariana Queirós e Carolina Aroso.

Perícias indicam excesso de velocidade em acidente com Diogo Jota e André Silva

Os resultados iniciais da investigação ao acidente de viação que vitimou o futebolista português Diogo Jota e o seu irmão André Silva apontam para “excesso de velocidade”, informou esta terça-feira a Guardia Civil espanhola.