OMS informa que o ébola já causou 1.229, 84 dos quais em três dias

OMS informa que o ébola já causou 1.229, 84 dos quais em três dias
| Mundo
Porto Canal

A epidemia de Ébola já causou 1.229 mortos, 84 dos quais em três dias, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), assinalando a forte progressão da doença apesar da mobilização internacional.

Entre 14 e 16 de agosto, foram registados 113 novos casos (confirmados, prováveis ou suspeitos) e 84 mortes nos países da África Ocidental afetados, de acordo com este novo balanço apresentado pela OMS em Genebra.

No total, desde o início da epidemia em março, a OMS contabilizou 2.240 casos, dos quais 1.229 resultaram na morte do doente.

A Libéria é o país que registou o maior número de mortos entre 14 e 16 de agosto, com 53 mortes e 48 novos casos. No total, foram contabilizados 834 casos, com 466 mortos.

Na Guiné-Conacri, onde esta epidemia teve origem, foram registadas 14 novas mortes e 24 novos casos, atingindo-se um total de 543 casos, incluindo 394 mortos.

Na Serra Leoa, naquele período de três dias foram registados 17 mortos e 38 novos casos. O balanço é agora de 848 casos, com 365 mortos.

A Nigéria contabilizou três novos casos e nenhuma morte entre 14 e 16 de agosto. O país mais populoso de África conta com um total de 15 casos, incluindo quatro mortos.

A OMS decretou a 08 de agosto o estado de emergência de saúde pública mundial contra esta epidemia de febre hemorrágica sem precedentes e recomendou medidas de exceção nos países afetados.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.