Hospital da Califórnia (EUA) isola paciente suspeito para realizar testes

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Francisco, Estados Unidos, 20 ago (Lusa) -- Um hospital de Sacramento, no estado norte-americano da Califórnia, anunciou, esta terça-feira, ter colocado um paciente em isolamento por apresentar sintomas semelhantes ao do Ébola.

Em comunicado, o médico Stephen Parodi, especialista em doenças infeciosas do Centro Médico Kaiser Permanente do Sul de Sacramento, explicou que os médicos do hospital estão a trabalhar com as autoridades do condado de Sacramento com vista a seguir as medidas adequadas para lidar com o caso.

O paciente foi isolado num quarto "especialmente equipado" e o pessoal de saúde que lhe prestará assistência "especialmente instruído no uso de equipamento de proteção".

Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, siglas em inglês) -- do Departamento de Saúde dos Estados Unidos -- vão analisar amostras de sangue recolhidas do paciente para determinar a presença ou a ausência do vírus, cujos resultados devem ser divulgados dentro de dias.

Vários pacientes foram ou estão a ser submetidos a análises nos Estados Unidos face à possibilidade de terem sido infetados.

Não existe tratamento nem vacina, um cenário que faz do Ébola um dos mais mortais e contagiosos vírus para os seres humanos.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então, com 1.229 mortos.

Desde o início deste surto, em março, já foram registados 2.240 casos de infeção, o que levou a OMS a decretar, no dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Uma série de países da África ocidental já declararam também o estado de emergência e várias fronteiras foram encerradas.

DM (PAL/SBR) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.